Terapia complementar indiana é apresentada para convidados brasileiros
A terapia medicinal ayurveda, potencial curativo imunização natural por meio de plantas, foi tema de evento promovido, no dia 29, pela embaixada da índia. O webinar contou com a apresentação do secretário-geral do governo de Kerala, Keshavendra Kumar, do especialista em Ayurveda, Doutor José Rugue; do diretor assistente do Instituto Nacional de Pesquisa Ayurveda de Panchkarma, doutor Deep, e da especialista em Ayurveda, Margarete Mora.
O evento informativo que tratou sobre a saúde do corpo por meio das ervas medicinais – Ayurveda, termo que significa conhecimento ou ciência da vida e também uma filosofia de cura para que o indivíduo reestabeleça harmonia com seu próprio corpo. Enquanto a medicina alopática tende a se concentrar no controle da doença, o Ayurveda concede às pessoas todo o conhecimento de como prevenir a doença e também de como encontrar formas de eliminar sua causa raiz, caso ela aconteça.
A Ayurveda é, assim, milenar de origem indiana que utiliza técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia e fitoterapia, por exemplo, como método de diagnóstico, prevenção e também cura, baseada nos estudos do corpo, alma e mente.
Suresh Reddy, embaixador indiano no Brasil, em seu discurso, disse que o campo da Ayurveda tem sido um tópico prioritário de interesse do governo indiano no âmbito da cooperação bilateral com o Brasil, principalmente, durante os últimos dois anos. Na busca em aprofundar os laços entre as duas nações nos campos da medicina tradicional, Reddy contou que já teve a oportunidade de visitar, em solo brasileiro, lugares bem interessantes.
A professora Margarete Mora, especialista em Ayuverda, destacou o CREMIC – Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar, em Goiânia, que fornece, entre outros, um curso formação de terapeuta Ayurveda. Ela destacou que o Ministério da Saúde incluiu a terapia dentro da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.
O Brasil é um país dotado de grande consideração e curiosidade pela espiritualidade e cultura da Índia, particularmente nos campos da ioga e da ayurveda. Os Ashrams, comunidade formada intencionalmente com o intuito de promover a evolução espiritual dos seus membros, frequentemente orientado por um místico ou líder religioso, templo sagrado de conhecimento espiritual, podem ser encontrados em várias regiões brasileiras, como o The Suddah Shaba Yoga Ashram em Minas Gerais.
O responsável pelo centro mencionado é o José Ruge que fundou o estabelecimento para a propagação do Sanátana Dharma, ensinado pelos grandes sábios, com a missão de levar Yoga e Ayurveda ao maior número de pessoas. Neste local são oferecidos diversos tipos de atividades, como a yoga, além de contar também com a confecção de produtos de qualidade pela utilização de receitas ayurvédicas tradicionais.