Súsan Faria
Dia 27 de abril é dia de muita festa na Holanda. Os holandeses saem às ruas para comemorações em grande estilo: vestidos de laranja dançam, comem e bebem. É o Dia do Rei, ocasião em que montam bazar nas ruas, festejam nos pubs, bares e terraços, em áreas privadas ou públicas.
Em Brasília, a Embaixada da Holanda também fez sua comemoração, abrindo suas portas para convidados, principalmente autoridades do corpo diplomático.
A festa comemora o Dia do Rei Guilherme Alexandre – que faz aniversário em 27 de abril – e também é Data Nacional da Holanda e feriado no país. Ao discursar, o embaixador Han Peters agradeceu aos patrocinadores e destacou que a diversidade é uma grande riqueza. “As culturas e etnias diferentes fazem um mundo mais completo”, comentou. A seu ver, é preciso abrir as mentes e os horizontes, e não retroagir nos avanços que a humanidade alcançou, especialmente nos direitos das mulheres e dos imigrantes.
Ainda sobre a diversidade, o embaixador contou fatos engraçados como o dia em que comeu farofa pela primeira vez no Brasil, em Copacabana, no Rio de Janeiro. “Estava com meus filhos e achei que aquilo era areia. Hoje é um dos meus pratos prediletos”. Depois, foi a Mato Grosso e provou farofa com banana que achou ainda mais gostosa. Estranhou quando ouviu alguém pedir pizza, metade quatro queijos e metade chocolate, o que é inimaginável na Holanda, segundo Han Peters, que, em seguida, brindou às majestades holandesas e a diversidade cultural dos povos.
Antes do pequeno discurso, a cantora Lídia Inês cantou os hinos nacionais do Brasil, da Holanda e da União Européia. No sorteio de duas passagens ida e volta de São Paulo a Amrsterdã, o sortudo foi Paulo Salvador Martirelli, Subsecretário do Governo do Estado do Tocantins, Estado visitado recentemente pelo embaixador holandês para conhecer a região, que é forte no agronegócio.
Por último, a Banda Capital Music tocou música brasileira e Pop internacional e muitos dançaram nas calçadas do jardim da Embaixada.
“Na Holanda, a Festa do Rei é a maior do ano. É uma atmosfera com muita alegria. Uma experiência única”, contou Simone Bakkeer, Assessora de Assuntos Econômicos. Para a empresária brasileira Alessandra Camargos, é uma festa importante que se realiza também nas Embaixadas da Holanda no mundo inteiro, com todos usando laranja.A comemoração começou em 1835 e primeiro homenageava rainhas da Holanda, anualmente, em datas distintas. Quando Guilherme Alexandre assumiu o trono, a festa passou a denominar-se Festa do Rei, que agora completa 50 anos de idade.