Evento gastronômico acontece em oito capitais brasileiras
Várias cidades brasileiras se unem até 15 de junho, em uma grande celebração da gastronomia francesa. Uma série de eventos organizados pela rede diplomática da França, como aulas em restaurantes-escola e receitas compartilhadas por chefs renomados, aproxima o público do jeito francês de estar à mesa. Em Brasília, o chef francês Erick Jacquin, que há 30 escolheu o Brasil como lar, também empresta sua genialidade ao festival. Junto com o talentoso chef da Embaixada da França, Arthur Regnier, prepararam um encontro com chefs da capital no dia 07.
Oito capitais participam este ano da edição brasileira: Belo Horizonte, Brasilia, Fortaleza, Goiânia, Natal, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, além da Vila de São Jorge e de Alto Paraiso, no coração da Chapada dos Veadeiros. Em Brasília, mais de 20 restaurantes preparam um menu em três etapas: entrada, prato principal e sobremesa, deixando espaço para a criatividade dos chefs que brincam com ingredientes, misturando os sotaques. Não há um valor único para os menus. Cada estabelecimento determina o preço em função do que será oferecido, sempre propondo pratos bem elaborados, com ingredientes de primeira qualidade, levando em conta a sustentabilidade e uma cozinha responsável.
O embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, iniciou a solenidade com um discurso, no qual destacou estar lisonjeado pela presença de seu compatriota que escolheu o Brasil como lar, há 30 anos, tornando-se uma celebridade adorada pelos brasileiros por sua personalidade sarcástica e bom-humor.
Lanain ressaltou que a gastronomia é, para os franceses, “uma obsessão nacional”. Conhecida em todo o mundo pela sua qualidade e diversidade, a cozinha francesa é fruto de uma herança secular e está em constante evolução graças aos seus profissionais que continuam a revisitar os seus clássicos para surpreender e satisfazer a todos. Em 2010, a gastronomia francesa foi inscrita pela primeira vez na lista do patrimônio imaterial da Humanidade.
Érick Jacquin, falou sobre sua trajetória, paixão pelo Brasil e a criação do petit gâteau, delícia que não existe na França, como se acredita. Jacquin lembrou ter sido responsável por apresentar ao Brasil junto de seu colega, Michel Brás, o petit gâteau, logo quando chegou ao Brasil. Desde o início de sua trajetória, em 1994, já foi reconhecido pela revista Forbes como uma das 25 celebridades mais importantes do país.
Jacquin é um dos jurados do programa MasterChef, na TV Band, e um dos chefs franceses mais renomados em atividade no Brasil. Já como empreendedor, é proprietário do lendário e premiadíssimo restaurante “La Brasserie”, que fica localizado em São Paulo.
Além disso, é o consultor responsável dos restaurantes “Le Bife” (na capital paulistana, no bairro Itaim Bibi), “La Brasserie de la mer” (em Natal, no Rio Grande do Norte) e do “Belle Époque” (em Manaus, no Amazonas). Em seu tempo livre, realiza aulas-show e palestras pelo Brasil com o objetivo de formar novas gerações de chefs de qualidade.
Lista dos Restaurantes participantes circunscrição Brasília:
Bistrô do francês
Bistrô Lia
Cantucci Osteria
Casa da Colina
Cozinha do Cavaleiro
Cozze
Iacina
L´Alcofa
L’Amour du pain
La Boulangerie
La Chaumière
La Fleur Bistrô
Le Jardin Bistrot
Marie Cuisine
Mezanino
Moca Café
Restaurante Aquavit
Restaurante Escola Senac Downtown
Restaurante Térreo B Hotel
Sallva Bar & Ristorante
Santé 13
Santé Lago
Saveur Bistrot Restaurante
TAYPÁ
Ticiana Werner Restaurante
Vinalla Vinhos E Bistrô