Evento visa troca de experiências na proteção do meio ambiente e a recepção de visitantes
Salvador, na Bahia, sediará o 3º Encontro Franco-Brasileiro de Turismo Sustentável, com o tema “Turismo, Inovação e Desenvolvimento Territorial Sustentável”, nos próximos dias 13 a 15 de setembro. O evento tem como objetivo mobilizar os setores do turismo da França e do Brasil para dialogar sobre os principais desafios do segmento e criar novos caminhos sustentáveis.
O 3º Encontro Franco-Brasileiro de Turismo Sustentável é fruto de uma parceria entre a Embaixada da França no Brasil, o Consulado Geral da França em Recife e o Senac Bahia, que organizam o evento, contando ainda com o apoio do Governo do Estado da Bahia, da Embratur, da Atout France, do Consórcio Nordeste, do grupo Accor, das Alianças Francesas do Nordeste e de diversos outros parceiros de ambos os países. Desde sua primeira edição on-line em 2021, que teve o tema “Turismo e Cultura Sustentáveis: uma das respostas à Covid-19”, o objetivo do encontro é promover a cooperação e o intercâmbio de experiências, levando em conta as expertises, contextos e realidades nacionais.
Após a segunda edição, que ocorreu em Paris, em 2022, sob o tema “Turismo Consciente e Responsável”, a terceira edição do encontro se concentrará no desenvolvimento do turismo a partir do território, estimulando a elaboração de estratégias. A inovação será o eixo condutor, buscando soluções para atender às expectativas dos viajantes do século XXI, de forma mais experiencial, local, autêntica e ecológica. Entre os temas prioritários, serão discutidos a relação entre turismo, inovação social e mudanças climáticas, a importância da educação e dos talentos criativos no desenvolvimento territorial, e a valorização da cultura e do patrimônio como ativos territoriais e de inovação.
O evento, que acontece ao longo de 3 dias no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, na capital baiana, contará com mesas redondas, grupos de trabalho e visitas de campo, proporcionando um espaço para troca de conhecimento, identificação de competências e criação de novos projetos de cooperação franco-brasileira no setor do turismo sustentável.
O 3º Encontro Franco Brasileiro de Turismo Sustentável é uma oportunidade para fortalecer os laços de amizade entre os dois países, gerar conhecimento, parcerias e trocas de experiências para todos os atores envolvidos no setor do turismo. Profissionais, técnicos e representantes governamentais do turismo territorial do Brasil e da França estão convidados a participar deste evento.
Ainda no âmbito do encontro, a partir de 10 de setembro estará em cartaz na Galeria Nelson Dahia (Espaço Art Food do Senac Bahia), a exposição “Sob a Pele”, da fotógrafa culinária francesa Pauline Daniel. Para chamar a atenção sobre o desperdício de alimentos, a artista se uniu ao Banco de Alimentos da França e produziu a primeira versão desta exposição de fotos, que retrata produtos danificados, considerados impróprios para venda, mas totalmente consumíveis. Nesse conjunto de imagens, com alimentos típicos das regiões, a artista revela esteticamente frutas e legumes prestes a serem descartados. A exposição fica em cartaz até 10 de novembro e pode ser visitada de segunda a sábado, das 8h às 16h20, e aos domingos, das 8h às 15h30.
Para mais informações sobre o evento, a programação completa e como participar, acesse o site do Consulado Geral da França em Recife.
(https://recife.consulfrance.org/-Encontro-Franco-Brasileiro-do-Turismo-Sustentavel-).
Serviço
3º Encontro Franco-Brasileiro de Turismo Sustentável
De 13 a 15 de setembro de 2023
Teatro Sesc-Senac Pelourinho
Salvador – BA
Fonte: Embaixada da França