A sala Le Corbusier inicia o ciclo de setembro nesta quarta (14) com o filme Camille, dirigido por Boris Lojkine e protagonizado por Nina Meurisse, Fiacre Bindala e Bruno Todeschini. A obra nos aproxima do trabalho dos jornalistas em zonas de conflito. Nina Meurisse interpreta a fotógrafa Camille Lepage com elegância e convicção.
O filme grandioso, tocante, duro e perturbador, que se enquadra na categoria conhecida no jargão do cinema como um “biopic”, ou seja, uma cinebiografia – onde a vida de uma personalidade real é dramatizada. Como as figuras retratadas são pessoas reais, cujas ações e características são conhecidas do público (ou pelo menos historicamente documentadas), os papéis biográficos são considerados extremamente exigentes.
Outras duas excelntes Biopics estão em cartaz este mês, na Le Corbusier. No dia 21, a sala exibirá De Gaulle, de Gabriel Le Bomin, com Lambert Wilson e Isabelle Carré. E no dia 28, Coco Antes de Chanel, de Anne Fontaine, com Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde, Alessandro Nivola.
A sala Le Corbusier é o ponto de encontro dos amantes do cinema francófono em Brasília. As sessões acontecem sempre às quartas-feiras e são gratuitas. A sala voltou a 100% da sua capacidade, com 120 lugares disponíveis. O uso da máscara não é obrigatório, mas segue recomendado.
PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO
Camille (14/09)
De Boris Lojkine. 2019. França.
Com Nina Meurisse, Fiacre Bindala, Bruno Todeschini.
1h48 min. Drama. 14 anos.
Jovem fotojornalista tomada por um ideal, Camille parte para a República Centro-Africana para cobrir a guerra civil que se anuncia. Muito apidamente, ela se apaixona pelo país, mas tem sua juventude varrida pela turbulência. Seu destino está traçado.
Trailer com legendas em inglês: https://www.youtube.com/watch?v=LwhWDJGnw7Y
De Gaulle (21/09)
De Gabriel Le Bomin. 2020. França.
Com Lambert Wilson, Isabelle Carré.
1h48 min. Histórico. 12 anos.
Maio de 1940. De Gaulle se opõe a Pétain porque quer continuar a ofensiva militar. Em Colombey, Yvonne, sua esposa, é forçada a partir. A família conhece as rotas do êxodo para a Bretanha. À medida que o armistício se aproximava, De Gaulle optou por ir para Londres, pois Churchill se tornou um aliado. Yvonne e Charles acabam se encontrando, depois de uma longa jornada, na capital londrina.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=VejFaw0e64o
Coco Antes de Chanel (28/09)
De Anne Fontaine. 2009. França.
Com Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde, Alessandro Nivola.
1h50 min. Biografia. 12 anos.
Quando criança Gabrielle é deixada, junto com a irmã Adrienne, em um orfanato. Ao crescer ela divide seu tempo como cantora de cabaré e costureira, fazendo bainha nos fundos da alfaiataria de uma pequena cidade. Até que ela recebe o apoio de Étienne Balsan, que passa a ser seu protetor. Recusando-se a ser a esposa de alguém, até mesmo de seu amado Arthur Capel, ela revoluciona a moda ao passar a se vestir costumeiramente com roupas de homem, abolindo os espartilhos e adereços exagerados típicos da época.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ctgyhLwoQ5c
Sala Le Corbusier
Quartas-feiras de setembro
19h (entrada permitida até 19h15) – Gratuito
Endereço: SES Av. das Nações – Quadra 801 – Lote 04