Com o projeto “Jean Mermoz em Natal”, o Serviço Cultural da Embaixada da França no Brasil celebra os 90 anos da primeira travessia aérea transatlântica com correio postal, um marco na história mundial da aviação comercial. Em maio de 1930, o piloto Jean Mermoz, o operador de rádio Gimié e o navegador Dabry deixaram a cidade de Saint-Louis, no Senegal, a bordo do hidroavião Comte-de-la-Vaulx e chegaram a Natal, no Brasil, após 21 horas de vôo. Na bagagem: 20 000 cartas. A travessia inédita encurtou a distância entre a Europa e o Novo Mundo, aplacou saudades, acelerou negócios. Uma carta que antes levava semanas para chegar ao Brasil a bordo de navios passou, então, a trazer notícias, para a época, ainda frescas.
Para reforçar a importância desta travessia para a conexão dos continentes e dos povos, o Serviço cultural da Embaixada, em parceria com a AMAB, a Associação da Memória da Aéropostale no Brasil, apresenta a Exposição virtual “Jean Mermoz em Natal”. A exposição resgata a história da Compagnie Générale de l’Aéropostale no Brasil, empresa de transporte postal aéreo, bem como a intrépida travessia do Oceano Atlântico, no longínquo ano de 1930. As imagens de arquivo preciosamente escolhidas e o delicado trabalho de ilustração de Beatriz de Miranda levam o público a uma viagem no tempo e no espaço.
Os textos são de Mônica Cristina Corrêa, profunda conhecedora da história de Jean Mermoz, diretora da Associação da Memória da Aéropostale no Brasil e autora do livro infantil “No ar…um ás”. O visitante pode escolher entre dois percursos, um em português e outro em francês, o que torna a exposição especialmente atraente para os estudantes da língua francesa. O projeto “Jean Mermoz em Natal” permite reviver a trajetória do aviador francês Jean Mermoz, colega de outro piloto cujo nome conquistou o mundo, Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe. A exposição já está no ar: https://www.calameo.com/read/0067923926132a1290524