O fórum foi organizado com o objetivo de promover as oportunidades de negócios que a Etiópia oferece, diversos incentivos ao investimento e fazer negócios na Etiópia. Vários tópicos importantes também foram discutidos, incluindo os potenciais da Etiópia, para investidores brasileiros, nos setores promissores identificados, como agricultura, agro-processamento, têxtil, couro e produtos de couro e produtos farmacêuticos.
O evento contou com a presença do Embaixador da Etiópia Yalew A. Reta, embaixador Raymundo Santos Rocha Mango, chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil em São Paulo, Biskut Behabtu, Diretora Geral de Promoção de Investimentos e Transferência de Tecnologia no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Etiópia, Aschalew Tadesse, Diretor de Promoção de Investimentos da Comissão de Investimentos da Etiópia, importadores e exportadores de ambos os lados.
Em suas observações, Yalew A.Reta deu as boas-vindas aos participantes e destacou o compromisso do Governo da Etiópia em garantir um clima de investimento favorável e infraestrutura econômica sustentável. O embaixador Yalew disse ainda que o fórum criará uma oportunidade para fortalecer ainda mais as relações bilaterais dos dois países, particularmente em termos de investimento e comércio. O Embaixador estendeu convite às empresas brasileiras para fazerem uma visita de negócios à Etiópia para avaliar o clima favorável ao investimento e interagir com funcionários do governo, bem como com o setor privado.
Por sua vez, o embaixador Raymundo informou aos participantes sobre as relações diplomáticas de longa data entre a Etiópia e o Brasil e a necessidade de aprimorar a cooperação econômica entre os dois países para o benefício mútuo e o progresso de ganha-ganha.
Durante a sessão de perguntas e respostas, Aschalew Tadesse, Diretor de Promoção de Investimentos da Comissão de Investimentos da Etiópia respondeu às perguntas levantadas pelos participantes; particularmente sobre a disponibilidade de um serviço de balcão único nos parques industriais, a variedade de mecanismos para fazer negócios, bem como os incentivos específicos do setor oferecidos pelo governo da Etiópia.