Mulheres de destaque na cultura e na inclusão social foram homenageadas
A Academia Internacional de Cultura (AIC) homenageou, no dia 27, na embaixada da Áustria, dez mulheres por suas contribuições excepcionais à cultura e ao estabelecimento de uma sociedade inclusiva e baseada no conhecimento. O evento contou com a presença de embaixadores e embaixatrizes de várias representações diplomáticas, além de acadêmicos da instituição e homenageadas. A anfitriã, embaixatriz Angelika Scholz, foi uma das homenageadas.
A presidente da Academia Internacional de Cultura, Shirley Pontes, explicou que o Troféu Mulher é uma homenagem anual que visa contemplar mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação, valorizando a dedicação e o bom desempenho em suas trajetórias, onde estas contribuíram, de várias formas, para minimizar as dores e diferenças de gênero.
O embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, anfitrião do evento, falou sobre a seu trabalho e o apoio às artes e sua ligação com o Brasil. A Escritora Clotilde Chaparro falou sobre a Imperatriz Maria Leopoldina da Áustria, considerada a principal articuladora do processo de Independência do Brasil.
Este ano, as homenageadas pela AIC com o troféu foram a diretora de Relações Institucionais da Conselho Regional de Administração- CRA-DF, Andrea Antoninoro, a embaixatriz da Áustria, Angelika Scholz, a jornalista e escritora Carolina Peres, a presidente do Desafio Jovem de Brasília, Célia Moraes, a psiquiatra Elena Garcia Orta, a artista plástica Irany Poubel, a artista plástica Malu Perlingeiro, a pedagoga Mathilde Torres e a produtora cultural Rayany França.
A AIC é uma Organização da sociedade civil, sediada em Brasília, cujos membros são oriundos das áreas de literatura, artes, música, filosofia e ciências. Como instituição, tem a missão de promover, estimular e valorizar o bom desempenho profissional e o intercâmbio cultural, com vistas à paz e união entre os povos.
Minibiografia das homenageadas
Andrea Antoninoro: Graduada em administração de empresas, pós-graduada em Gestão Empreendedora, graduanda em Aconselhamento com Fundamentos Bíblicos, certificada em Psicometria. Atualmente acumula no CRA-DF os cargos de Diretora de Relações Institucionais, Coordenadora da Comissão Permanente da Mulher Administradora e, da Comissão Permanente de Ética e Disciplina. Atuou em hotelaria internacional, engenharia rodoviária e distribuição de petróleo e derivados. É sócia-fundadora da empresa Selos – Serviços de Excelência, Logística e Organização Social. Atua há 20 anos como consultora, instrutora e conteudista para os setores da indústria, comercio e serviços.
Angelika Scholz – Embaixatriz da Áustria no Brasil, é graduada em história, jornalismo e ciência política, em Viena. Foi funcionária do jornal diário Die Presse e trabalhou na organização guarda-chuva das 22 universidades públicas da Áustria. Foi porta-voz da imprensa e coordenadora do Fórum de Orçamentos Universitários. Desempenhou as funções de revisora e redatora. Como Embaixatriz da Áustria esteve em missão em Washington, nos Estados Unidos, entre 1995 e 1999; em Genebra, na Suíça, entre 1999 e 2002; em Pequim, na China, entre 2004 e 2009; em Abuja, na Nigéria, entre 2009 e 2012; em Teerã, no Irã, entre 2017 e 2021, e está em Brasília desde 2021.
Carolina Peres – Brasiliense, jornalista, mestre em gestão cultural e especialização em educação e patrimônio cultural. Autora do livro “Financiamento Cultural – Horizontes Brasileiros”, atua no planejamento estratégico para captação de recursos no setor cultural, elaboração e execução de projetos e patrocínios, além da prestação de contas. Com forte compromisso com inclusão e equidade, educação e ampliação de acesso à cultura, realiza ações voltadas ao empoderamento de mulheres e PCDs no terceiro setor e na cultura, fortalecendo a profissionalização e sustentabilidade de iniciativas culturais.
Célia Moraes – Bióloga pela UMESP, mestrado em Psicobiologia pela UNIFESP, tem várias certificações na área de prevenção e tratamento da dependência química. Autora e coautora de estudos sobre neuropsicofarmacologia, atua ativamente em congressos e debates sobre políticas de prevenção e recuperação. Desde 2014, preside o Desafio Jovem de Brasília e a Federação Centro-Oeste de Comunidades Terapêuticas e Entes Antidrogas (FECOMTE), além de ser conselheira do Conselho de Políticas Sobre Drogas do DF (CONEN). Tem ampla experiência em gestão e planejamento estratégico e dedica-se ao desenvolvimento de projetos de reinserção social e atendimento a dependentes químicos, além de suporte às suas famílias.
Elena Garcia Orta. Psiquiatra nascida em Cuba, é naturalizada brasileira, onde vive há 26 anos. Fez psiquiatria infanto-juvenil e psiquiatra geral. Em Brasília a partir de 2005, trabalhou em presídios buscando a reabilitação social de menores infratores. Trabalhou em clínicas com pacientes dependentes químicos, muitos abandonados pelas famílias. Atende pacientes crônicos, descompensados em surtos psicóticos e faz intervenção em pacientes com alto risco de suicídio. Fez várias especializações em psiquiatria e longevidade saudável. Atende na Clínica Orta de Saúde Mental, onde o foco é a psiquiatria e a saúde integral.
Irany Poubel – Artista plástica, jornalista, publicitária e relações públicas, é fluente três idiomas. Fez cursos fotografia e desenho na UC Davis, Califórnia, pintura em Florença, na Itália, escultura com Israel Kinslansky, Lourenço de Bem, Marlene Godoy, dentre outros. Participou de oficinas de restauração em museus da Grécia. Recebeu prêmios no Brasil e em concursos internacionais na Itália e Portugal. Participou de Exposições no Foyer do Teatro Nacional, Salão Marinha, Salão Riachuelo, Câmara dos Deputados, Palácio do Buriti, MAB, CCBB, Museu da República, Senado Federal, Ministério de Arte e Cultura e em Cameroun.
Malu Perlingeiro – Artista plástica e produtora cultural, Malu vive em Brasília desde 1994. Artista visual profissional, curadora nacional e internacional e produtora de arte no DF. Na ACAV e foi gestora de comunicação entre 2009 e 2017. Tem obras em acervos particulares e públicos, inclusive no Museu Nacional de Trinidad y Tobago e no Lateinamerika-Institut, em Viena. Conquistou medalhas de ouro, prata e bronze e menções honrosas e prêmios no Brasil e no exterior. Faz parte da Diretoria Executiva do Sindicato Nacional de Artistas Plásticos (SINAP-ESP/AIAP) e do Comitê Nacional da Associação Nacional de Artistas Plásticos (AIAP).
Mathilde Torres – Educadora, poetisa e artista plástica, é formada em pedagogia e especialista em administração e inspeção escolar na UnB. Mora em Brasília desde 68. Trabalhou no Ministério da Fazenda e na Secretaria de Educação. Foi professora, Inspetora e ocupou cargos de gestão pública por vários anos. Em 1990 já era iniciada em artes e literatura, talentos que se consolidaram com o tempo. Em sua trajetória de artista, tem como marco a obra pública “Pássaros de Bronze”, exposta nos pilotis de um prédio na 115 Sul, representando 36 pássaros em bronze, uma homenagem a Athos Bulcão. Com personalidade dinâmica no cenário cultural de Brasília, já brilhou em várias exposições de artes visuais e antologias literárias.
Rayany Franca – Apresentadora e produtora cultural, é bacharel em direito, atriz, comunicadora e apresentadora do Pod@rt, um veículo que promove artistas e a cultura de modo geral. Como atriz já atuou em vários filmes e peças publicitárias, além de ter desfilado no no Capital Fashion Week, dentre outros desfiles pelo Brasil. Trabalha há mais de 10 anos com projetos culturais do Distrito Federal. É produtora de eventos de grande porte como concursos Rainha da Uva e Rainha do Pimentão. É apresentadora de eventos corporativos e foi a ancora do “Réveillon Cidade Luz”, de Brasília.