Especialistas e jovens em Brasília se reúnem para discutir desinformação, transição energética e mudanças climáticas
A Embaixada da Alemanha em Brasília promoveu, na última semana, na Biblioteca Nacional de Brasília, a 4ª edição do #NextGenerationDecarbonization, que chegou a capital, após edições realizadas no Rio de Janeiro, em Bogotá (Colômbia) e em São Paulo, com a temática “Enfrentando a Desinformação – Fortalecendo Discursos Resilientes sobre a Transição Energética Global”. Painel de discussão interativo reunirou especialistas de política, energia, comunicação, jornalismo e sociedade civil para discutir a integridade da informação no contexto da transição energética.
A transição energética é essencial para reduzir as emissões e fortalecer a segurança energética. No entanto, projetos de transição energética e ações de combate às mudanças climáticas enfrentam cada vez mais desinformação deliberada que distorce dados, cria dúvidas e polariza discussões, para retardar o engajamento global na transição energética. Especialmente as plataformas digitais são suscetíveis a esse tipo de desinformação.
Realizado pela Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Embaixada da Alemanha, com apoio dos projetos Diplomergy e Parceria Energética Brasil-Alemanha, implementados pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, o #NextGenerationDecarbonization é uma iniciativa para engajar a juventude na transição energética, aproximando tomadores e tomadoras de decisão da geração mais jovem, que ainda é frequentemente sub-representada nos debates do setor. Assim, a Embaixada da Alemanha convida estudantes, pesquisadores e pesquisadoras, jovens profissionais, professores e professoras e outras pessoas interessados a participar.
O evento inclui um debate interativo e diálogo com líderes e especialistas que atuam diretamente na política, no setor de energia e na comunicação. Os participantes discutirão como narrativas enganosas são formadas e disseminadas e quais estratégias existem para fortalecer informações confiáveis com e para os jovens. Nesse contexto, será abordado o importante papel da colaboração internacional, como a Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas. Também haverá tempo dedicado ao networking para conectar-se com panelistas e participantes.

O Ministro da Embaixada da Alemanha, Wolfgang Bindseil, participou do evento. Segundo o diplomata, “a desinformação afeta todos nós, por isso todos nós somos necessários para combatê-la”, defendeu Bindseil. O Ministro lembrou também que no contexto da COP30 diversos países assinaram uma declaração conjunta e se comprometeram a promover a integridade da informação, apoiar a proteção de jornalistas e pesquisadores e melhorar o acesso a informações climáticas compreensíveis e baseadas em evidências. “Nosso intercâmbio hoje marca um passo importante para o aumento da cooperação no âmbito do envolvimento alemão nessa iniciativa”.




