• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 13 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Mundo

Em reunião de emergência, ONU pede que mundo se una contra ‘ameaça terrorista’

16 de agosto de 2021
em Mundo
Tempo de Leitura: 3 mins
0

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu nesta segunda-feira (16/8), que todos os países trabalhem em conjunto para “suprimir a ameaça terrorista mundial no Afeganistão”. “A comunidade internacional deve se unir para garantir que o Afeganistão nunca mais seja usado como plataforma ou refúgio de organizações terroristas”, disse Guterres durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança sobre a crise afegã.

“Estamos recebendo relatos assustadores de severas restrições aos direitos humanos em todo o país. Estou particularmente preocupado com os relatos de crescentes violações dos direitos humanos contra mulheres e meninas no Afeganistão”, comentou. “Não podemos e não devemos abandonar o povo afegão”, finalizou.

A reunião foi convocada às pressas na sede em Nova York depois que os militantes talibãs entraram na capital Cabul no domingo, o que levou o presidente afegão Ashraf Ghani a fugir para o exterior.

Confusão no aeroporto – A volta do Talibã ao poder causou desespero em Cabul. Centenas de afegãos foram para o aeroporto em busca de voos de fuga, um dia após o Talibã retomar o poder no país. Ao menos cinco pessoas morreram durante um tumulto no aeroporto da capital do Afeganistão, nesta segunda-feira (16/8). Eles tentavam embarcar em aviões enquanto soldados americanos faziam a segurança do local para acelerar a retirada de seu pessoal diplomático.

Ainda não está claro quem são as vítimas, mas um funcionário do governo americano disse à agência de notícias Reuters que soldados americanos atiraram para o alto para tentar conter pessoas que tentavam embarcar à força em voos militares exclusivos para americanos.

Caos e medo no Afeganistão – Em abril deste ano, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou o retorno de todas as tropas americanas que estavam no Afeganistão havia 20 anos. Em 6 de julho de 2021, os militares informaram que sua retirada estava “mais de 90% concluída”.

Em uma ofensiva que começou há duas semanas, o Talibã avançou sobre Cabul e anunciou ter tomado o palácio presidencial depois da fuga do presidente pró-Ocidente, Ashraf Ghani. O grupo também assumiu o controle de duas prisões perto da capital, libertando milhares de prisioneiros.

Em Cabul, a população enfrenta o medo. Lojas fecharam, policiais foram vistos trocando uniformes por roupas civis. Os bancos estavam lotados de pessoas querendo sacar dinheiro e as ruas ficaram lotadas de veículos tentando sair da cidade. “Apreciamos o retorno do Talibã ao Afeganistão, mas esperamos que sua chegada traga paz, e não um banho de sangue. Ainda me lembro, de quando era criança, das atrocidades cometidas pelos talibãs”, disse Tariq Nezami, um comerciante de 30 anos.

Quando governaram o país, entre 1996 e 2001, os talibãs impuseram sua versão ultrarrigorosa da lei islâmica. As mulheres eram proibidas de sair sem um acompanhante masculino e de trabalhar, e as meninas de ir à escola. As mulheres acusadas de adultério eram açoitadas e apedrejadas.

Ganhadora do prêmio Nobel da Paz, a paquistanesa Malala Yousafzai disse que está “profundamente preocupada com as mulheres afegãs, as minorias e os defensores dos Direitos Humanos”, após a tomada de Cabul pelo Talibã. Pelo Twitter, a ativista pediu ajuda humanitária para o país. “As potências globais, regionais e locais devem exigir um cessar-fogo imediato, fornecer ajuda humanitária urgente e proteger refugiados e civis”, afirmou.

Tags: afeganistãoAntónio GuterresAshraf GhanicabulONU
Notícia Anterior

Cabul: a imagem do desespero

Próxima Notícia

Líder opositor eleições na Zâmbia

Notícias Relacionadas

Mundo

Cazaquistão busca relações amistosas com países vizinhos

25 de abril de 2025
Mundo

Países do Brics aprovam Declaração Conjunta com foco em segurança alimentar

20 de abril de 2025
Mundo

Equador realiza eleições neste domingo

12 de abril de 2025
Próxima Notícia

Líder opositor eleições na Zâmbia

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In