Embaixador Halil İbrahim Akça reafirma disposição de o governo turco manter uma amizade “profundamente enraizada” com o Brasil.
O centenário da república da Turquia foi celerado na sede da embaixada do país, em Brasília, no dia 30. Em seu discurso, o embaixador Halil İbrahim Akça prestou homenagem ao fundador da República turca, Mustafa Kemal Atatürk, e a “todos os heróis que se sacrificaram pela nação”. “Em 29 de outubro de 1923, a República da Türkiye foi estabelecida com base em princípios e valores sólidos como a democracia e os direitos humanos”, disse.
O diplomata lembrou também que a Turquia “é protagonista no cenário geopolítico mundial”. “Como parte do G-20, da OCDE, da OTAN e do Conselho da Europa, a Turquia trabalha para o desenvolvimento econômico, as causas humanitárias, a paz e a cooperação na sua região e fora dela”, afirmou Akça.
O embaixador da Turquia, ao tratar da manutenção da paz na região, explicou que as forças armadas e de segurança turcas participaram em missões da OTAN e da ONU em muitas áreas do mundo e lutam contra uma série de organizações terroristas, incluindo o DAESH. “Somos um dos principais países em termos de prestação de assistência humanitária no mundo e lar do maior número de refugiados”. Disse
Durante o evento, foi reproduzido um vídeo contendo palavras do presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, que expressou sua gratidão a todos que serviram a pátria, nação e estado por séculos, com sua crença no estado eterno.
“A jornada de nossa nação do passado para o futuro continua até hoje acumulando toda a tradição do nosso estado de 2 .200 anos, simbolizado pelas 16 estrelas presentes no selo presidencial. Com a inspiração que extraímos da nossa história fortemente consolidada e dos nossos valores ancestrais, esforçamo-nos por preparar a nossa república para o seu novo século, fortalecendo-a ainda mais”.
Em sua mensagem, Erdoğan destacou também a implementação de reformas históricas em todos os domínios do governo turco, como democracia, economia, segurança, justiça, educação, saúde, agricultura e política externa, enfatizando que “ao remover as barreiras entre o Estado e a nação, garantimos a união do povo e da República, assim como a unificação da democracia”.
Segundo Erdoğan, com o crescimento econômico, o fortalecimento da democracia, a consolidação da reputação, a expansão da esfera de influência e com a política visionária turca, baseada em princípios, “continuamos a ser os protetores necessários, onde todas as nossas conquistas são acompanhadas de esperança por todas as pessoas oprimidas na nossa região e no mundo”.
No âmbito das relações diplomáticas entre a Turquia e o Brasil, o embaixador enfatizou que os países mantêm uma amizade profundamente enraizada e muito importante. “As relações turco-brasileiras foram estabelecidas pela primeira vez em 1858 com a assinatura do acordo de comércio e navegação de residência de amizade. Também assinamos um memorando de entendimento, CELEP, relativo às atividades culturais do Brasil na Turquia, no âmbito do 200º aniversário da independência do Brasil”, completou.
O Brasil, de acordo com o diplomata, foi primeiro parceiro estratégico da Türkiye na América do Sul com a assinatura do Plano Estratégico em 2010, e as relações têm progredindo significativamente em todos os campos. Além disso, o Brasil é também o maior parceiro comercial da Turquia no continente Sul-americano.
O Secretário do Departamento de África e Oriente Médio do Itamaraty, Carlos Sérgio Sobral Duarte, por vez, em sua fala reforçou que “desde o início das relações entre Brasil e Turquia, há 165 anos, muitas coincidências marcaram a história de ambos os países”. Entre eles, citou a adoção do governo republicano, a transferência de capital nacional, a industrialização da economia e a democratização da vida político-social, o enfrentamento dos desafios trazidos pela globalização e a busca por uma voz mais assertiva no mundo governança.
Duarte salientou que o comércio bilateral entre as duas nações se expandiu entre os anos 2000 e 2022 e que na área de investimentos, os governos vêm trabalhando para aumentar a participação da Türkiye em projetos e iniciativas no Brasil, especialmente no âmbito do novo programa de aceleração do crescimento PAK.