A Arábia Saudita lançou um novo visto de turismo em 27 de setembro. O anúncio foi feito em uma cerimônia da Comissão Saudita de Turismo e Patrimônio Nacional. “Tenho o prazer de anunciar a atração de 115 bilhões riais sauditas (R$127,41 bilhões) até agora [em investimentos para o setor de turismo], o que indica a confiança do mundo na força e no potencial do mercado saudita “, afirmou Ahmad Bin Aqil Al-Khatib, presidente da Comissão, durante a cerimônia de lançamento (foto acima), segundo o site da instituição.
Quem quiser visitar o país pode tirar visto de entradas múltiplas com duração de um ano, permitindo passar até 90 dias no país. O viajante pode visitar o país por um número ilimitado de vezes, enquanto o visto permanecer válido e a duração da estadia estiver dentro dos limites impostos.
Segundo o site do governo ‘Visit Saudi’, o novo sistema de vistos é um marco histórico na abertura da Arábia Saudita ao turismo. “Os visitantes internacionais descobrirão a calorosa hospitalidade do povo saudita: nossa rica herança, cultura vibrante e paisagens diversas e de tirar o fôlego, das montanhas de Abha às praias do Mar Vermelho e às areias movediças do Quarteirão Vazio”, pontua o texto. O site já reúne textos de promoção de pontos turísticos ligados à gastronomia e à natureza.
Países elegíveis
O visto on-line está disponível para turistas de 49 países. O Brasil ainda não consta na lista que reúne países da Europa, América do Norte, Ásia e Oceania. Os visitantes destes podem solicitar o visto de turismo pelo portal de vistos eletrônicos antes da viagem ou na chegada à Arábia Saudita em quiosques de visto na imigração.
Já os turistas de outros países precisarão solicitar seus vistos por meio de embaixadas e consulados sauditas. A taxa para emissão do visto – seja on-line, na chegada ao país ou emitido por representação diplomática – custa 440 riais (R$487,62), incluindo a taxa básica e seguro de saúde.