A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil comunicaram, nesta quarta-feira, a indicação, anunciada pela Casa Branca, da diplomata Elizabeth Frawley Bagley como candidata a embaixadora no Brasil.
Todas as indicações para chefes de missão devem passar por processos de aprovação, incluindo a confirmação pelo senado dos EUA, antes de serem finalizadas. A Embaixada e Consulados vão compartilhar mais informações sobre esse assunto conforme apropriado.
Biografia: Elizabeth Frawley Bagley trabalha com diplomacia e advocacia há mais de quatro décadas. Sua experiência diplomática inclui serviço como conselheira sênior dos Secretários de Estado John Kerry, Hillary Clinton, e Madeleine Albright. Ela também serviu como representante especial para a Assembleia Geral das Nações Unidas, representante especial para Parcerias Globais, e embaixadora dos EUA em Portugal.
Bagley é atualmente proprietária e membro da diretoria da SBI, uma empresa de telefonia celular em Show Low, Arizona. Anteriormente, a sra. Bagley atuou como conselheira do escritório de advocacia Manatt, Phelps & Phillips em Washington, D.C., especializado em direito internacional. Ela também trabalhou como professora adjunta no Centro de Direito da Universidade de Georgetown e como produtora do ABC News em Paris, França e Washington, DC.
No início de sua carreira, a sra. Bagley trabalhou com o Departamento de Estado e Congresso para os Tratados do Canal do Panamá, foi assistente especial para os Acordos de Camp David e auxiliou nas conexões com o Congresso para a Conferência sobre Segurança e Cooperação na Europa (Acordos de Helsinki) em Madri, Espanha. A sra. Bagley é Bacharel na Regis College, Weston, Massachusetts, e Doutora em Direito pelo Centro de Direito da Universidade de Georgetown.
Ao longo de sua carreira, recebeu diversas honrarias, incluindo o Prêmio de Honra Distinta do Secretário de Estado, o Prêmio Meridian International Public Diplomacy Award e foi agraciada com a Ordem do Infante D. Henrique, a maior honra civil de Portugal.