A diplomata chegou à Brasília nesta quarta-feira (1º) para chefiar a missão diplomática dos Estados Unidos.
Elizabeth Bagley, em sua primeira manifestação pública, destacou que “É uma grande honra e privilégio vir ao Brasil como representante pessoal do presidente Biden neste momento do nosso forte relacionamento”.O cargo que ocupará está vago por 18 meses.“É uma grande honra e privilégio vir ao Brasil como representante pessoal do presidente Biden neste momento do nosso forte relacionamento”, disse em pronunciamento aos jornalistas
A nova embaixadora reforçou ainda que “o governo dos Estados Unidos deseja expandir e aprofundar a colaboração” com o Brasil. Ainda segundo ela, os dois países são parceiros “seja no apoio ao crescimento econômico compartilhado e inclusivo, na promoção da paz e da segurança, no combate ao desmatamento e às mudanças climáticas, na parceria sobre direitos humanos, na criação de maiores oportunidades para as mulheres ou na proteção e fortalecimento da democracia”.
Bagley, de 70 anos, trabalha há 40 como advogada e diplomata. Foi assessora dos secretários de Estado John Kerry, Hillary Clinton e Madeleine Albright. Ela também atuou como representante especial na Assembleia Geral das Nações Unidas, representante especial para Parcerias Globais e embaixadora dos Estados Unidos em Portugal, entre outras funções.
Fonte: Embaixada dos EUA