A presidente da comissão eleitoral, Birtukan Mideksa, atribuiu o atraso a problemas de logística, como a conclusão do registro eleitoral. A comissão eleitoral da Etiópia anunciou neste sábado o adiamento das eleições legislativas marcadas para 5 de junho devido ao aumento das dificuldades logísticas, sem definir uma nova data.
“A votação não vai ocorrer no dia 5 de junho”, declarou a presidente da comissão eleitoral, Birtukan Mideksa, especificando que não poderá marcar uma nova data antes de examinar as propostas dos partidos políticos. Ela listou vários atrasos logísticos, como a conclusão do registro eleitoral, o treinamento do pessoal eleitoral e a impressão e distribuição das cédulas.
“Se tornou impossível cumprir tudo isto nas datas inicialmente definidas”, afirmou. E acrescentou que a nova data deve levar em conta o período de chuvas, que vai de junho a setembro. O país de 110 milhões de habitantes deverá eleger deputados em nível nacional e regional. Os deputados elegem o primeiro-ministro, que é o chefe do governo, e também o presidente, que tem um papel essencialmente simbólico.