A comunidade internacional acompanhou o 1º turno das Eleições 2022 no Brasil com grande interesse, assumindo o papel de observação ativa da votação, comparecendo aos centros de acompanhamento montados em Brasília pelo Ministério da Justiça e no Tribunal Superior Eleitoral.
A Missão de Observação Eleitoral (MOE) da Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ROJAE-CPLP) – com 14 observadores no Brasil de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste – registrou após visita ao TSE que o processo eletrônico de votação mostrou-se seguro e confiável. A declaração preliminar foi divulgada em entrevista coletiva realizada na manhã de segunda-feira (3), porta voz da missão, João Almeida, com a presença do presidente da missão, João Damião, membro da Comissão Nacional Eleitoral de Angola.
Segundo a ROJAE-CPLP, “as eleições gerais no Brasil, sob o ponto de vista organizacional, ocorreram em conformidade com os preceitos legais aplicáveis e satisfizeram os requisitos internacionais”. O relatório preliminar apresentado pelo porta voz também observa que a urna eletrônica é segura e confiável. Outro destaque, foi a tranquilidade com que a votação transcorreu em todo o território nacional. “O povo brasileiro é pacífico e não esperávamos nada diferente disso”, afirmou João Almeida.
Alemanha
Muitos representantes da diplomacia internacional que atuam no Brasil também utilizaram as redes sociais para registrar seus cumprimentos ao Brasil pelo transcurso da votação no 1º turno das Eleições Gerais de 2022 sem maiores incidentes neste domingo (2).
O Embaixador da Alemanha, Heiko Thoms, foi um dos primeiros a parabenizar os brasileiros. “A democracia brasileira e as suas instituições provaram mais uma vez a sua solidez. Parabéns pela organização e condução exemplares do primeiro turno das eleições”, escreveu por meio do Twitter da Embaixada..
Estados Unidos
O Encarregado de Negócios dos Estados Unidos no Brasil, Douglas Koneff escreveu: “Parabéns ao povo brasileiro pela votação de hoje, maior evento que um país democrático pode ter. Parabenizo também o TSE e TREs por garantirem eleições livres, seguras e transparentes a seus cidadãos. Uma verdadeira festa democrática!”
A própria Embaixada dos Estados Unidos ainda registrou parabéns ao TSE e ao povo brasileiro pelo 1º turno bem sucedido, livre e transparente. “Os EUA apoiam o livre exercício do direito democrático de escolher seu próximo líder. Estamos certos de que o 2º turno será conduzido da mesma maneira”, diz a mensagem.
O Twitter da Embaixada também transmitiu mensagem do Secretário de Estado norteamericano, Antony Blinken: Parabenizamos o povo e as instituições do Brasil pelo 1º turno eleitoral bem sucedido e apoiamos o livre exercício do direito de escolher seu próximo líder. “Compartilhamos a confiança do Brasil de um 2º turno conduzido com o mesmo espírito de paz e dever cívico”.
Organização dos Estados Americanos
A Organização dos Estados Americanos destacou a participação ativa de seus representantes no processo brasileiro, como observadores internacionais: “Os/as observadores/as da Missão da #OEAnoBrasil, estão presentes em 15 estados -AM, BA, CE, GO, MA, MG, RJ, RS, SP, SC, PA, PR, PB, PE e PI- e no Distrito Federal dando seguimento às votações das #Eleições2022“.
Reino Unido
A Encarregada de Negócios do Reino Unido também utilizou o Twitter para dizer que “Os brasileiros foram às urnas e cumpriram seu dever cívico neste domingo. Acompanhei de perto o trabalho do @TSEjusbr, que conduziu o processo eleitoral de maneira rápida, eficiente e transparente. Fiquei impressionada pelo grande profissionalismo de todos e todas envolvidos”.
Fotos: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Com informações do Tribunal Superior Eleitoral e redes sociais de Embaixadas do Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e OEA