Uma missa especial foi celebrada nesse domingo, 14 de outubro, na Catedral Metropolitana de Brasília, em ação de graças pela beatificação do Monsenhor Oscar Arnulfo Romero.
Ele foi o Arcebispo de San Salvador entre os anos 1977 e 1980 e martirizado no dia 24 de março de 1980, quando celebrava missa,fato que foi qualificado pelo Vaticano como um ato de ódio a fé. A celebração foi a pedido da Embaixada da República de El Salvador.
Durante sua intervenção, a embaixadora Diana Vanegas reiterou os agradecimentos do governo e do povo salvadorenho a sua Santidade o Papa Francisco, pela aprovação do Decreto de canonização, que reconhece a histórica entrega e sacrifício do Monsenhor Romero e seu apostolado que foi uma verdadeira obra de defesa e proteção dos mais pobres e humildes de El Salvador. A canonização de Romero, “sem dúvida nos fortalece e preenche de esperança para continuar trabalhando pela justiça, pela igualdade e pela verdade”, disse a embaixadora Vanegas.
A missa contou com o acompanhamento do coral Totus Tuus e a participação do Corpo Diplomático acreditado no Brasil, autoridades do Governo Federal e do Distrito Federal, congregações religiosas e membros da comunidade salvadorenha em Brasília.