Embaixadora Mai Taha Khalil destaca, em celebração; similaridades bilateral, a condenação dos conflitos em Gaza e na Ucrânia e anunciou voo direto, .
A embaixada do Egito, em Brasília, sediou, na terça-feira (23) a comemoração do 72ª Data Nacional do país e os 100 anos de relacionamento diplomático com o Brasil. Entre outros exemplos, a embaixadora Mai Taha Khalil, afirmou, durante a celebração, que a posição dos dois países endossa o multiculturalismo, o direito internacional e as regras baseadas nas Nações Unidas e que Brasil e Egito se empenham em defender a paz e a segurança e desempenhar papéis ativos na resolução de conflitos.
A embaixadora Khalil destacou ainda outras similaridades de Brasil e Egito; ambos com paixão notável pelas artes e pela música, valorização da história e o patrimônio histórico e contribuição para a modernização o desenvolvimento e riqueza das artes em esferas regionais. Os dois país também desempenham liderança em suas regiões na defesa da paz, segurança e prosperidade econômica e dos interesses dos países em desenvolvimento e das nações do sul global.
O Egito, segundo a embaixadora, acrescenta a sua voz ao Brasil por uma reforma imediata e substancial da governança global e condena veementemente as atrocidades em curso cometidas contra a população palestina em Gaza. “O Egito também saúda e endossa os esforços do Brasil para alcançar uma solução pacífica para os conflitos internacionais em curso, as guerras em Gaza e na Ucrânia”, afirmou.
Na frente comercial, Khalil destacou que no ano passado houve um crescimento contínuo e expansão para novas áreas. “Nosso objetivo é expandir além do comércio de mercadorias para incluir investimentos mútuos significativos com transferência de tecnologia. Esta é uma prioridade, uma vez que ambos os países estão fortemente empenhados em aprofundar também a cooperação econômica”, disse.
G-20 –
Khali agradeceu o convite do governo brasileiro pelo convite para o Egito participar em todas as atividades relacionadas do G20 neste ano, e pelos esforços incansáveis ao longo de todas as reuniões ministeriais do grupo e de sessões de trabalho, “a fim de alcançar resultados tangíveis e apresentar ideias concretas para garantir o sucesso do evento principal em novembro. “O país endossa plenamente as prioridades da presidência brasileira este ano, e a importância do apelo à criação de uma aliança global para combater a pobreza”, disse a diplomata.
Relações diplomáticas
Em 2024, Egito e Brasil comemoram o centenário de relações diplomáticas. Uma celebração que foi manifestada na visita do presidente Lula ao Cairo em fevereiro 2024. De acordo com a embaixadora, houve um avanço das relações bilaterais em todos os níveis, desde o comércio, agricultura e turismo até parceria estratégica e estreita cooperação multilateral. “Foi uma visita altamente bem-sucedida que trouxe um impulso sólido à cooperação bilateral, e resultou na assinatura de vários memorandos de entendimento importantes e acordos em várias áreas”, discursou Khali.
Voo direto Brasil – Egito.
Khali anunciou que está em conclusão do acordo para o lançamento de um voo regular direto entre Cairo e São Paulo. De acordo com a embaixadora, os preparativos logísticos finais estão com autoridades da aviação civil de ambos os lados, a fim de lançar esta rota, esperançosamente, até ao final deste ano. “Esta rota será uma mudança positiva das relações bilaterais, não só no turismo na cultura, mas também em todos os outros aspectos econômicos, incluindo o comércio, a indústria e o investimento mútuo”.
O Secretário de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Sérgio Sobral Duarte, em seu discurso, ressaltou como o Egito tem sido um parceiro importante para o Brasil. Nos fóruns multilaterais, compartilham os valores e princípios de não interferência de assuntos internos de outros países, solução pacífica de conflitos e disputas e de promoção do desenvolvimento social e econômico como base para paz e segurança duradouras. “Defendemos uma ordem mundial multipolar, na qual as vozes dos países em desenvolvimento são fortalecidas”, acrescentou. Duarte sublinhou que o acordo de livre comércio Mercosul-Egito oferece grandes oportunidades para expandir as relações econômicas e comerciais entre os estados membros do Mercosul e o Egito. “Estamos, atualmente, abrindo caminho para uma maior cooperação em outras áreas de interesse mútuo”.