• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
segunda-feira, 12 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Eventos

Economia e o comércio: os pontos mais fortes nas relações Vietnã-Brasil

Embaixadora Pham Thi Kim Hoa exalta a nova posição do país no cenário internacional e importância das parcerias bilaterais na data nacional

1 de setembro de 2022
em Eventos, Slide Home
Tempo de Leitura: 5 mins
0
Embaixadora Pham Thi Kim Hoa

Liz Lôbo

“O Vietnã hoje se tornou um país de prestígio no cenário internacional”. A frase fez parte do discurso da embaixadora vietnamita Pham Thi Kim Hoa durante a comemoração dos 77 anos de independência do país, no dia 30, no Porto Vitória, em Brasília. Em sua fala a diplomata lembrou a história de seu país, destacando o papel fundamental do líder Ho Chih Minh. Segundo a embaixadora, após a declaração da soberania vietnamita, o Vietnã foi finalmente incluído no mapa mundi, mantendo relações oficiais com 189 países. Em 2020, o país esteve, de acordo com a diplomata, entre aqueles que mantiveram uma taxa de crescimento de 2,19% do PIB, sendo considerada uma das economias emergentes mais bem- sucedidas do mundo.

“Nos últimos 36 anos de renovação, o Vietnã alcançou muitas conquistas históricas importantes, especialmente na manutenção da estabilidade política e na criação de um ambiente de negócios favoráveis, equilibrando o crescimento econômico do país e concretizando os objetivos do desenvolvimento sustentável, tanto para investidores quanto para turistas internacionais”, discursou Pham Thi Kim Hoa.

De acordo com a embaixadora, os pontos mais fortes nas relações Vietnã-Brasil são a economia e o comércio que tem mantido constantemente um impulso exponencial nos últimos anos, atingindo mais de seis milhões de dólares em 2021 e 4,17 bilhões de dólares apenas nos primeiros sete meses de 2022. “Acredito que os dois países ainda têm muito espaço para cooperação no próximo tempo, especialmente no contexto em que o Vietnã e os países membros do MERCOSUL estão realizando pesquisas sobre a possibilidade de negociar um Acordo de Livre Comércio entre o Vietnã – MERCOSUL, e o Brasil atualmente já é Parceiro de Diálogo Setorial da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático)”, relatou Pham Thi Kim Hoa.  

A embaixadora afirmou que para o Vietnã, o Brasil é sempre um parceiro importante na América do Sul. Os dois lados têm cooperado nos campos da política, economia, militar e cultura.  Ao longo dos anos, os dois países têm apoiado um ao outro, servindo o desenvolvimento socioeconômico em cada país e, ao mesmo tempo, coordenando estreitamente organizações internacionais e fóruns multilaterais.  

Embaixador Eduardo Paes Saboia,

Ao discursar, o Secretário de Ásia, Pacífico e Rússia do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Eduardo Paes Saboia, falou sobre o crescimento das relações bilaterais entre o Brasil e o Vietnã ao longo dos últimos anos, salientando que o país asiático se tornou um dos parceiros comerciais mais importantes do Brasil no sudeste asiático.

Em 02 de setembro de 1945, Ho Chi Minh, que liderava o movimento nacionalista Viet Minh, proclamou a independência nacional do Vietnã, anunciando o nascimento da República Democrática do Vietnã, que é atualmente a República Socialista do Vietnã. Com o espírito de “Não há nada mais precioso do que independência e liberdade”, o povo vietnamita protegeu e reconstruiu o Vietnã depois de vivenciar guerras de agressão, criando um Vietnã com um visual completamente novo. No âmbito das relações diplomáticas entre o Vietnã e o Brasil, a embaixadora vietnamita recordou que em 2007, os países estabeleceram uma Parceria Abrangente que incrementou o volume dos negócios bilaterais, passando de 78 milhões de dólares em 2007 para 4,6 bilhões de dólares em 2020. Nos primeiros seis meses de 2021, o volume já havia atingido a marca de 3,25 bilhões de dólares.

A partir de 2022, o Vietnã tem relações oficiais com 189/193 países; estabelece parcerias estratégicas e parcerias abrangentes com 30 países de todos os continentes, incluindo todos os 05 membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, os sete principais países industrializados (G7) assim como 17 das 20 maiores economias do mundo (G20); tem participado de 17 acordos de livre comércio (FTAs), incluindo os de nova geração. Ao todo 79 países já reconheceram o Vietnã como uma economia de mercado.

Durante o ano pandemia de 2020, o Vietnã esteve entre os poucos países que mantinham a taxa de crescimento de 2,91% do PIB, apesar de experimentarem 04 ondas de epidemias. Em 2021, o crescimento desacelerou para 2,58%, no entanto, o Fundo Monetário Internacional espera que o Vietnã atinja um crescimento de 7,5% em 2022 com forte resiliência.

Em média, nos primeiros sete meses de 2022, o índice de preços no consumidor (IPC) cresceu 2,54% em relação ao mesmo período do ano passado; a inflação do núcleo aumentou 1,44%, abaixo da média geral do IPC. Nos primeiros sete meses de 2022, o volume total de exportação e importação de mercadorias está estimado em 431,94 bilhões de USD, sendo o aumento de 14,8% em relação ao mesmo período do ano passado, dos quais as exportações aumentaram 16,1%; as importações aumentaram 13,6%. Estima-se que a balança comercial de bens nos primeiros sete meses de 2022 tenha um superávit comercial de 764 milhões de dólares. O volume de negócios de exportação de mercadorias é estimado em 216,35 bilhões de dólares.

Tags: ASEANEduardo Paes SaboiaPham Thi Kim HoaVietnã.
Notícia Anterior

Embaixadora de Bangladesh, Sadia Faizunnesa, apresenta cartas credenciais na Argentina

Próxima Notícia

Encarregado de Negócios dos EUA visita a Expointer

Notícias Relacionadas

Eventos

Dia de festa da música ucraniana em São Paulo

11 de maio de 2025
Eventos

Paquistão: Embaixador comemora a data nacional destacando laços diplomáticos com o Brasil o progresso do país

8 de maio de 2025
Eventos

Acordo Emirados-Mercosul deve sair neste semestre

5 de maio de 2025
Próxima Notícia

Encarregado de Negócios dos EUA visita a Expointer

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In