O presidente da Itália, Sergio Mattarella, transmitiu uma mensagem em vídeo aos cidadãos do país que vivem no exterior e afirmou que é preciso “relançar a confiança no futuro”, após os sofrimentos enfrentados durante a pandemia do coronavírus Sars-CoV-2.
“Sei com quanta participação vocês acompanharam os sofrimentos vividos em nosso país pelo coronavírus. Vocês o fizeram de longe, pela distância física que nos separa, mas próximos na consciência que nos une. Uma confirmação do sentimento intenso que reúne as comunidades italianas e de origem italiana espalhadas pelo mundo”, disse Mattarella, em mensagem transmitida pela emissora pública Rai.
“Foi uma prova que colocou em evidência valores de cidadania e dedicação às pessoas em dificuldade. […] Agora o empenho está voltado à reconstrução de um tecido capaz de enfrentar os riscos que se manifestam e de relançar a confiança no futuro”, acrescentou o presidente da República.
Na mensagem, o chefe de Estado reconheceu que a distância “pesa sobre as comunidades no exterior”, mas destacou que “todas as instituições da República estão empenhadas para aliviar essas dificuldades”.
“De sua parte, a rede consular e de embaixadas está voltada a reforçar a atenção e a escutar e corresponder às suas exigências. […] De resto, apenas o conhecimento compartilhado e uma ação eficaz em defesa da saúde por parte de todos os países podem permitir derrotar a doença”, ressaltou Mattarella.