Carta de Alagoas, para ampliar participação feminina, foi adicionada ao texto
A declaração final da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), divulgada nesta sexta-feira (8), reforça o compromisso dos parlamentares em combater a fome e a pobreza, defender o desenvolvimento sustentável e a reforma da governança global.
“Se um parlamento é o foro por excelência de discussões da sociedade, a união de parlamentos não poderia ser outra coisa senão um palco de grandes debates sobre os problemas e desafios globais”, afirmou o presidente da Câmara, Arthur Lira, ao final da cúpula, que aconteceu nos dias 7 e 8 de novembro.
O documento será entregue durante a reunião de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, que acontece nos dias 18 e 19 deste mês. O lema do P20 deste ano, sob a presidência do Brasil, é “Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável”. A delegação da Argentina não quis assinar a declaração final. A próxima edição do evento ocorrerá na África do Sul, em 2025.
Parlamentares indianos
Ao participar na sessão de encerramento do P20, o Vice-Presidente do Senado Federal da Índia, Shri Harivansh enfatizou a necessidade de reformas na ONU, BM, FMI e outras instituições multilaterais para torná-las mais relevantes, representativas, eficazes e credíveis. O parlamentar acredita que o Conselho de Segurança da ONU perdeu a sua credibilidade em manter a segurança global e reforçou os pedidos pela reforma desse conselho, com mais representação do sul global, com voz para todos os atores.
Harivansh também defendeu a reforma de instituições financeiras globais, como o Banco Mundial, com a destinação de recursos para lidar com as questões climáticas e promover o desenvolvimento sustentável. Shri Harivansh ressaltou que, recentemente, seu país aprovou cotas para mulheres nos Parlamentos indianos, o que deve transformar essas instituições.
Embaixada
Embaixada da Índia sediou, no dia 9, uma recepção em homenagem à Harivanash Singh e à delegação acompanhante de membros do Parlamento. Em sua fala, o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, destacou, que foi uma honra receber o Parlamento indiano, uma vez que o fundamento das relações entre a Índia e o Brasil é a democracia. “Compartilhamos valores e acreditamos na conexão, sobretudo entre as pessoas e os povos, representados aqui, pelo Parlamento”, afirmou.
A visita desta delegação, que esteve no Brasil para participar do P20, reflete, segundo o embaixador, não somente a sólida relação bilateral, como também a forte parceria e vínculo com muitos países do mundo. Sublinhou que diante de um forte e longevo vínculo, a Índia e o Brasil caminham juntos rumo a um futuro ainda mais promissor, que abrange um potencial de adensamento das relações em campos diversos.
Em relação ao G20, Suresh Reddy lembrou que os países membros, que englobam cerca de 40% da população mundial, estão trabalhando juntos para encontrar soluções para desafios em comum. O diplomata falou também sobre as diversas conquistas da Índia após os 75 anos de independência, no âmbito da colaboração energética, em termos de colaboração econômica, de colaboração no domínio da agricultura, ciência e tecnologia.
O Secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Eduardo Saboia, que também discursou, destacou que “Acho muito positiva a iniciativa de ter o P20 no Brasil, e o fato do lema ser “Parlamento por um Mundo Justo e Planetas Sustentáveis”, traz o papel dos parlamentos na perspectiva das questões-chave que o Brasil tem tentado promover como presidente do G20, a questão da pobreza, erradicação e mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável”, disse Saboia.
Runeuji Kumar Jha, em seu discurso ressaltou que a Índia é “a maior a melhor democracia do mundo”, e o Brasil, por sua vez, “a mais vibrante democracia”. “Brasil e Índia, sendo as mais gigantescas democracias do mundo, estão destinados a fazer grandes negócios”, afirmou.
Ao falar sobre o que une as duas nações, Jha salientou a luta pela questão da igualdade, da luta contra a fome e a pobreza, inclusão e justiça. “Mais do qualquer outro país, trabalhamos pelo pluralismo e pela inclusão, com isso, nos mantemos unidos porque temos a capacidade
Por sua vez, Harivanash Narayan Singh, Vice-Presidente da Rajya Sabha Câmara Alta do Parlamento da República da Índia, disse ser um privilégio absoluto estar no Brasil, “uma nação que compartilha uma amizade profunda e crescente com a Índia”. “Este encontro é especialmente significativo porque estamos aqui em Brasília para a Cúpula do P20, um marco importante na diplomacia parlamentar, e uma oportunidade única para parlamentares dos países do G20 se reunirem, trocarem ideias e contribuir para a definição da nossa agenda global comum”, prosseguiu.
Segundo o parlamentar, A Índia vê o Brasil não apenas como um importante aliado econômico, mas também como um amigo cuja visão de desenvolvimento e inclusão ressoa profundamente com a indiana. “A filosofia sustenta nossa abordagem à diplomacia e se alinha perfeitamente com o espírito brasileiro de abertura, cordialidade e inclusão”.
“Nossa relação se estende, além da política, para os domínios da arte, do cinema e da música ao desporto e ao turismo. Nossos povos estão a descobrir e a celebrar a cultura uns dos outros. E devo mencionar que o Yoga, o Ayurveda, o Bollywood, o futebol e o Samba tornaram-se construtores de pontes entre as nossas sociedades”, disse.
Além de sermos membros do BRICS, da IPSA e das Nações Unidas, “juntos defendemos reformas que tornarão estas instituições mais representativas do mundo multipolar de hoje. Tanto o Brasil como a Índia aspiram a uma ordem mundial que reflita as atuais realidades geopolíticas e que garanta um tratamento justo às nações em desenvolvimento”, acrescentou Singh.
Como reforçado pelo político, como membros do G20, a Índia e o Brasil estão empenhados em enfrentar as alterações climáticas e em promover o desenvolvimento sustentável, reconhecendo que a responsabilidade de agir não cabe apenas aos governos, mas a todas as partes interessadas: sociedade civil, setor privado e população.
No evento, foi reproduzido um vídeo sobre a história da índia na luta pela independência oriundo do amor incondicional do povo pela pátria, sobre as conquistas pós soberania, liderança mundial da Índia no cenário tecnológico e aeroespacial e sobre a rica e bela herança da espiritualidade que une uma nação e atrai seguidores nos quatro cantos do mundo. Posteriormente, foi servido um maravilhoso jantar tipicamente indiano.