Embaixador Teiji Hayashi participou da abertura da mostra de fotografias no MAB
O público de Brasília pode conferir a primeira exposição da Japan House São Paulo, na capital federal. A mostra ‘DÔ: a caminho da virtude’ está sendo realizada até 28 de abril, no MAB- Museu de Arte de Brasília e vai contar a história, técnica e filosofia de nove artes marciais japonesas. A exposição fotográfica, aberta no dia 26, já passou por São Paulo, Argentina, México e Peru ocupará uma área de 200 metros quadrados nos pilotis e no hall de entrada do museu, com uma cenografia inspirada nos tradicionais encaixes de madeira da arquitetura japonesa. O ambiente expositivo também abrigará um tatame para clínicas esportivas e demonstrações voltadas à participação do público que terá contato direto com as com técnicas e filosofias.
Em seu discurso de abertura, o Embaixador japonês Teiji Hayashi fez questão de agradecer a Japan House Sao Paulo pela parceria para tornar realidade à vinda da mostra para Brasília. O buffet da noite ficou a cargo do chef Cristiano Komya, do restaurante New Koto, que brindou os convidados com delícias da culinária japonesa. Depois de São Paulo, Buenos Aires (Argentina), Cidade do México (México) e Lima (Peru), a exposição vem para Brasília. Uma parceria entre a Embaixada do Japão no Brasil e essa instituição que divulga a cultura japonesa na América Latina
Em japonês, “DŌ” significa “caminho” ou “direção a ser seguida” e tem como significado a postura, o rigor e a autodisciplina. O termo “budō” refere-se ao treino da mente, da técnica e do corpo como um todo, visando à perfeita harmonia entre esses três elementos e a espiritualidade.
Além de apresentar a filosofia “DŌ”, a exposição tem como objetivo proporcionar um espaço de aprendizado e compartilhamento para aqueles que têm interesse pelo Japão e pelas artes marciais. Inclusive, para ampliar este conhecimento serão realizadas em parceria com Associações Nipo Brasileiras e entidades esportivas do Distrito Federal, uma variedade de atividades, incluindo demonstrações das técnicas básicas de artes marciais em cartaz na exposição, além de workshops para apresentar a cultura japonesa aos visitantes.
Há conteúdo inédito e exclusivo para Brasília, apresentando fotos, pictogramas, vídeos e demonstrações práticas, que destacam os principais elementos, movimentos e conceitos do Aikidō, Kendō, Karatedō, Judō, Sumō, Kyudō, Jukendō, Naginata e Shorinjikempō.
Cerca de 200 convidados compareceram ao coquetel de abertura da exposição. Os presentes assistiram apresentações de Judô, Kendô e Karatedô em um tatame, onde durante os finais de semana acontecerão demonstrações de diferentes artes marciais coordenadas por Associações Nipo Brasileiras e esportivas locais.
DŌ: a caminho da virtude
Quando: De 28 de fevereiro a 28 de abril de 2024
Local: MUSEU DE ARTE DE BRASÍLIA (MAB)
Endereço: SHTN Trecho 1, projeto Orla Polo 03, Lote 05
Aberto todos os dias, exceto terça-feira, das 10h às 19h
Entrada livre
Demonstrações de artes marciais
Demonstrações de Karatê, Judō, Aikidō, Kendō e Kyudō
Data: de 2 de março a 28 de abril, aos sábados e domingos (exceto 30 e 31 de março)
Horário: das 10h às 11h30 e das 14h às 15h30 da tarde
Local: Pilotis do Museu de Arte de Brasília
Atividades Educativo
Oficinas de brincadeiras e tradições japonesas
Data: de 28 de fevereiro a 28 de abril de 2024
De segunda a sexta-feira voltada para escolas e aberto ao público aos finais de semana
A partir de 7 anos.
Não é necessário fazer inscrição prévia. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, 30 minutos antes de cada atividade.
Mais informações: @museudeartedebrasilia / @mediato.art