A UNESCO no Brasil em parceria com a Embaixada da Geórgia, promoveu na última quinta-feira (14), a abertura da exposição “Diversidade Cultural e Patrimônio da UNESCO na Geórgia”, que fica disponível para visitação até o dia 30 de novembro, no Museu do Banco no Brasil, localizado no 1º andar do Centro Cultural Banco do Brasil.
Embaixador da Geórgia, David Solomonia afirmou em discurso que a Geórgia é um país pequeno geograficamente, mas gigante quando se trata de cultura história. “Ao longo de nossa existência, sempre fomos referência na coexistência entre pessoas de diversas culturas e religiões. Graças a nossa própria história, nós conquistamos o status de uma das cidades mais tolerantes do mundo”, discursou.
A mostra – que contém objetos fixados pela UNESCO como Patrimônios Matérias e Imateriais da Humanidade – representa a unidade desses valores criados ao longo dos séculos e que se estabeleceu como símbolo a cultura de sociedade do país.
Em 1995 a Declaração de Princípios sobre a Tolerância proposta pela UNESCO foi assinada em Paris, em 16 de novembro de 1995. Segundo ela, os países devem promover o espírito de compreensão na sociedade. O embaixador relembrou da assinatura do documento, informando que esse é um dos princípios mais importantes da sociedade, “pois sem isso, não há paz”. Solomonia declarou a inauguração da mostra próximo a data da assinatura do documento não é uma mera coincidência. “Vale ressaltar que esse valor continua prevalecendo na Geórgia e assim temos construído nosso futuro”, finalizou.