• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sábado, 10 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Comércio Exterior

Dirigente da UE adverte sobre impacto da crise agrícola em acordo com Mercosul

25 de janeiro de 2024
em Comércio Exterior
Tempo de Leitura: 2 mins
0
(Arquivo) O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell
© Johan ORDONEZ

(Arquivo) O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell © Johan ORDONEZ

A crise que abala o setor agrícola em muitos países da União Europeia poderia ser um “obstáculo” para a aprovação do acordo de livre-comércio com o Mercosul, sugeriu nesta quinta-feira (25) o alto representante de política externa do bloco europeu, Josep Borrell.

“Temos que ver se a atual crise da agricultura europeia não representa mais um obstáculo neste caminho”, disse Borrell durante um seminário com legisladores europeus e latino-americanos no Parlamento Europeu.

Depois de duas décadas de negociações sobre esse acordo, “agora a bola está do lado da Europa. Somos nós que temos que dizer se queremos ou não”, afirmou o diplomata espanhol.

De acordo com Borrell, do lado dos países latino-americanos, a “disposição para firmar o acordo é maior do que nunca”.

Contudo, os avanços nas conversas entre negociadores do Mercosul e da UE coincidiram com um agravamento notável da crise e a mobilização do setor agrícola na Europa.

Nesta quinta-feira, a França voltou a registrar manifestações e protestos de agricultores para denunciar sua situação econômica. O influente setor agrícola francês é um dos mais ferrenhos opositores ao acordo UE-Mercosul.

A oposição de esquerda pediu nesta quinta-feira ao presidente francês, Emmanuel Macron, que “diga claramente ‘stop’ [pare] ao acordo” negociado com o Mercosul, como uma das respostas para a indignação dos agricultores.

Para Borrell, “não há vazios na geopolítica, e se nossos Estados e nossas empresas e instituições financeiras deixam um espaço, outros vão aproveitar”.

Reunidos nesta quarta-feira no Paraguai, os ministros das Relações Exteriores dos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Bolívia) afirmaram, em uma declaração conjunta, que o bloco do Cone Sul deseja concluir o acordo com a UE o mais cedo possível.

“Será prioridade concluir os aspectos pendentes das negociações com a União Europeia e conseguir a assinatura de um acordo equilibrado para ambas as partes o mais rápido possível”, indicaram os ministros.

Em 2019, após duas décadas de negociações complexas, os dois blocos anunciaram que tinham chegado a um acordo de livre-comércio.

Contudo, a UE exigiu o acréscimo de um capítulo adicional com exigências ambientais que levou a um novo atraso nas negociações.

Fonte: AFP

Tags: AgriculturaCriseJosep BorrellMERCOSULUnião Europeia
Notícia Anterior

Embaixada da Áustria presta homenagem à imperatriz Leopoldina

Próxima Notícia

Na primeira reunião do Mercosul, ministros priorizam negociações com UE

Notícias Relacionadas

Comércio Exterior

Embaixador de Singapura programa agenda para visita ao RS

8 de maio de 2025
Comércio Exterior

Embaixador do Cazaquistão faz visita oficial à Argentina

8 de maio de 2025
Comércio Exterior

Emirados Árabes Unidos recebem evento do Brics

7 de maio de 2025
Próxima Notícia
Reunião de ministros das Relações Exteriores de países do Mercosul — Foto: Mercosul/X/Reprodução

Na primeira reunião do Mercosul, ministros priorizam negociações com UE

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In