A embaixadora do Vietnã, Pham Thi Kim Hoa, entregou , no dia 05, na sede diplomática, a mais alta condecoração concedida pelo país a Liz Lôbo. Trata-se ainda do prêmio da União Vietnamita das Organizações de Amizade conferido a autoridades, diplomatas, ou pessoas indicadas, por ter dado contribuições positivas no fortalecimento da solidariedade, amizade e cooperação entre o povo vietnamita e o brasileiro. Receberam a medalha também os jornalistas Cláudia Godoy, editora do site Bacuri Notícias, Milton Atanásio, da Revista Vox e Ivan Godoy, assessor do Senado Federal que foi representado pela filha, Isabela.
“Agradeço, com imensa alegria, essa condecoração. Ela simboliza o reconhecimento de um trabalho voltado da diplomacia internacional no Brasil e negócios, iniciado há cinco anos pela Embassy, com a divulgação do potencial econômico, turístico e cultural dos 134 países representados em Brasília”, discursou Liz Lôbo.
A jornalista aproveitou para elogiar a ação do governo vietnamita em relação à pandemia do Covid-19 que colocou o país em segundo lugar na eficiência no combate, atrás apenas da Nova Zelândia.
A embaixadora Pham Thi Kim Hoa discursou ratificando a importância da condecoração, valorizando a cooperação de cada homenageado na construção do fortalecimento das relações entre os dois povos. A escolha dos brasileiros a serem condecorados , segundo ela, foi oficializada em 20 de janeiro, em Hanói. A embaixadora assumiu a missão diplomática no Brasil em junho do ano passado e vem buscando o estreitamento das relações com os brasileiros. O Brasil é hoje o principal parceiro do Vietnã na América do Sul.
Todo o staff diplomático vietnamita, assim como a embaixadora Pham Thi Kim Hoa, participou da cerimônia de condecoração como a 2ª Secretária Le Thi Van Hoanh, o 1º secretário Pham Viet Hoang e da Adida Civil Nguyen Tra My.