Representantes da Índia, na China e da União Europeia falaram sobre suas experiências do trabalho no exterior
Alunos do Curso de Diplomacia e Defesa (CDIPLOD), da Escola Superior de Diplomacia (ESD) participaram, esta semana, de palestras ministradas por diplomatas. Na quarta-feira (18), a conversa foi com o Ministro da Embaixada da República Popular da China no Brasil, Jin Hongjun; e com o Chefe de Delegação Adjunto da União Europeia no Brasil, Jean-Pierre Bou. Já o embaixador da Índia, Suresh Reddy, fez sua apresentação na terça-feira (17).
O tema da palestra ministrada por Jin Hongjun foi “Relacionamento Internacional Brasileiro”. Na sua explanação, o diplomata abordou dados sobre a conjuntura política e econômica da China; os efeitos da Globalização; a relevância de proteger a diversidade cultural no mundo; bem como defendeu a importância da coexistência pacífica entre os países. O Ministro destacou, ainda, a parceria estratégica global entre Brasil e China.
Já, na sua apresentação, Jean-Pierre Bou, explanou sobre a relação entre a União Europeia e o Brasil, enfatizando a perspectiva estratégica da relação política e econômica entre o bloco formado por 27 países e o Brasil. Com vasta experiência, o Ministro serviu em postos diplomáticos como Chefe do Setor Político em Camarões e como Chefe Adjunto da Delegação da União Europeia no México, além de ter participado de várias missões diplomáticas. Formou-se em Direito pela Universidade Aix-Marseille Ill, em Ciência Política e Relações Internacionais pela Sciences-Po Paris, e em Assuntos Europeus no Colégio da Europa.
O Embaixador da Índia, Suresh K. Reddy, ministrou uma palestra no dia 17. Durante a sua apresentação, o diplomata ressaltou que a parceria entre Índia e Brasil é um bem global e as duas nações estão trabalhando em direção a soluções sustentáveis. “Garante o equilíbrio geopolítico e contribui para uma ordem global mais estável e baseada em regras. Ambas as democracias são grandes economias emergentes com potencial para diversificar cadeias de suprimentos e garantir resiliência econômica. Índia e Brasil são vozes do Sul Global e atores-chave em plataformas globais como o grupo BRICS e o G20”, pontuou. Reddy abordou todas as questões relacionadas à segurança, bem-estar e evacuação de cidadãos indianos
CDIPLOD
O Curso de Diplomacia e Defesa (CDIPLOD) da ESD visa a desenvolver competências próprias da atividade diplomática para militares e civis em serviço da União no exterior, com ênfase nos interesses da Defesa Nacional. Esta é a nona edição do Curso de Diplomacia e Defesa (CDIPLOD) da ESD. O curso visa a desenvolver competências próprias da atividade diplomática para profissionais aptos ao exercício dos cargos de Adidos às representações brasileiras no exterior e de Assessor Internacional de órgãos da alta Administração Pública, com ênfase nos interesses da Defesa. A carga horária de 113 horas / aula, na modalidade híbrida, com três semanas na fase remota e duas semanas na fase presencial.
Fonte: Escola Superior de Defesa – ESD.