Embaixadora Monica Mihaela Stirbu promove festa com artistas da Universidade da Transilvânia de Brasov
“A diáspora romena é um tesouro incomparável da nossa nação. São pessoas que mantêm vínculos estreitos com a nossa terra natal e nos ajudam a difundir a nossa cultura, as tradições e a língua. Eles são nossos embaixadores culturais, econômicos e políticos, e são modelos de realização pessoal e de sucesso empresarial”, iniciou seu discurso a embaixadora Mônica Stirbu. A data foi celebrada com festa tradicional e concerto folclórico com danças típicas e alusivas à Romênia, no dia 01, na sede da embaixada, em Brasília.
Segundo a embaixadora romena, esta é uma ocasião importante para honrar a influência e as contribuições da nossa comunidade dispersa pelos quatro cantos do mundo. Além disso, Stirbu afirmou que, através do intercâmbio cultural, os romenos enriquecem as diferentes culturas em que vivem, como a influência da Romênia pode ser vista nas artes, literatura, música, culinária, entre outros setores.
“Agradecemos sua generosidade e engajamento em apoiar nossos esforços no país e no exterior. Juntos, continuaremos a fortalecer nossa comunidade, aumentar nossa influência e promover a prosperidade e a cultura romenas”, finalizou Mônica Stirbu em sua fala para os convidados entre colegas diplomatas, autoridades, amigos e imprensa.
Um território localizado no Leste Europeu, chamado Bessarábia, foi que, ao longo da história, sofreu influência de diversos países e impérios. Em um determinado período, esse território pertencia à Romênia, e foi nesse espaço de tempo que nasceram muitos dos imigrantes que eventualmente acabariam no Brasil. Estima-se que anualmente, a população de origem romena em solo brasileiro seja de aproximadamente 200.000.