Por Elya Altynsarina
Uma das prioridades da política externa do Cazaquistão é buscar um diálogo inclusivo entre as principais potências para superar o “pensamento do bloco” e chegar a um consenso sobre as principais questões globais, disse o embaixador e embaixadores do Cazaquistão em seu primeiro encontro com o corpo diplomático em Astana. em 7 de fevereiro, de acordo com o serviço de imprensa do ministério.
A reunião é um ritual anual para informar o corpo diplomático sobre os objetivos da política externa. “A principal tarefa do (governo) é melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos, como foi definido pelo Presidente Nursultan Nazarbayev, e a responsabilidade do Ministério é garantir condições externas favoráveis para o desenvolvimento sócio-econômico sustentável. desenvolvimento do país por meios políticos e diplomáticos ”, disse o ministro.
Ele também disse ao corpo que o desenvolvimento da diplomacia multilateral e multinível é um recurso estratégico para a política externa. Ele disse que o Cazaquistão continua defendendo soluções diplomáticas para conflitos e aumentando a responsabilidade coletiva.
Atamkulov observou que o Cazaquistão continuará pressionando pelo encontro entre potências mundiais, como Estados Unidos, Rússia, China e União Européia. Ele também lembrou o corpo diplomático dos esforços de não-proliferação e desarmamento nuclear do Cazaquistão e planeja abrir um Centro Regional das Nações Unidas em Almaty. Ele também observou que o Cazaquistão continuará buscando uma solução para a crise síria através das negociações de paz do Processo Astana.
O ministro também notou que eventos de alto nível envolvendo a Organização do Tratado de Segurança Coletiva, a Conferência sobre Interação e Fortalecimento da Confiança na Ásia, a Organização de Cooperação de Xangai, a Organização para a Cooperação Islâmica e outras grandes organizações internacionais estão planejados para 2019.
O Cazaquistão sediará em 2019 o Primeiro Congresso Mundial de Turkologists, o 12º Fórum Econômico de Astana e a Quarta Reunião de Presidentes de Parlamentos na Eurásia, disse ele. O ministro das Relações Exteriores também informou o encontro sobre as prioridades do Cazaquistão para a interação entre o Cazaquistão e nações individuais em todo o mundo.
O ministério, disse Atamkulov, procura melhorar o clima de investimento de acordo com os padrões da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Cazaquistão, em cooperação com o Banco Mundial, também adotou uma Estratégia Nacional de Investimento. O país também planeja usar o Astana International Financial Center, o Centro Internacional para o Desenvolvimento de Tecnologias Verdes, o Astana Hub e outras entidades para expandir as relações econômicas na região. setores de inovação e serviços.
O país também continuará codificando seu patrimônio histórico e cultural através do Programa Ruhani Janghyru (Modernização do Identidade do Cazaquistão) e promoverá esse patrimônio internacionalmente. “Esperamos que a cooperação cultural e humanitária se torne um fator significativo nas relações externas”, disse ele.
O ministro também notou que o Cazaquistão recentemente chegou a acordos com 20 países sobre isenções de visto para portadores de passaportes gerais. Esses acordos são adicionais aos acordos existentes com 45 países que permitem a entrada sem visto no Cazaquistão por até 30 dias, incluindo todos os estados membros da OCDE e da União Européia. O Cazaquistão também lançou, em 1º de janeiro, um projeto piloto para emitir eletronicamente vistos de entrada única.