*Alexandre Sampaio
O Dia Nacional do Turismo, comemorado no dia 8 de maio, é uma data de extrema importância para celebrar não apenas as belezas naturais e culturais do Brasil, mas também para reconhecer o papel fundamental do turismo na economia do país. Este dia, comemorado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), não apenas destaca as conquistas alcançadas, mas também reforça o compromisso contínuo de promover e fortalecer esse setor vital.
Temos buscado desempenhar nosso papel na defesa e valorização do turismo brasileiro. Ao longo dos anos, temos trabalhado incansavelmente para criar um ambiente propício para o desenvolvimento do setor, mapeando políticas que incentivem investimentos e aprimorem a infraestrutura turística em todo o país. Nosso compromisso em impulsionar o turismo como um vetor de desenvolvimento econômico e social é evidente nas diversas iniciativas e parcerias que visamos promover.
Atualmente, o cenário do turismo no Brasil é promissor, com estimativas indicando um crescimento significativo nos próximos anos. Segundo dados da Contratuh (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade), está prevista a construção de 108 novos hotéis até 2027, representando um investimento total estimado em R$ 5,7 bilhões. Esse influxo de investimentos não apenas ampliará a capacidade de hospedagem, mas também impulsionará a criação de empregos no setor.
De acordo com projeções da Contratuh, espera-se que esse crescimento resulte na geração de aproximadamente 250 mil novas vagas de empregos formais até o final deste ano. Esse número impressionante representa um aumento significativo de 16% no número de empregos no setor, demonstrando o potencial do turismo como um motor de crescimento econômico e criação de empregos no Brasil.
É importante ressaltar que o turismo não beneficia apenas as grandes cidades e destinos turísticos tradicionais, mas também as comunidades locais em todo o país. O desenvolvimento do turismo sustentável e inclusivo é uma prioridade para a FBHA, que busca garantir que os benefícios econômicos e sociais do turismo sejam distribuídos de forma equitativa, beneficiando todas as regiões e segmentos da sociedade.
Além disso, trabalhamos na promoção da excelência na prestação de serviços turísticos, incentivando a capacitação e formação profissional dos trabalhadores do setor. Através de programas de capacitação e certificação, a entidade visa elevar os padrões de qualidade e profissionalismo, garantindo uma experiência memorável e segura para os turistas que visitam o Brasil.
Neste Dia Nacional do Turismo, é importante reconhecer e celebrar os avanços alcançados pelo setor, ao mesmo tempo em que renovamos nosso compromisso em promover um turismo sustentável, inclusivo e de qualidade. Com nosso apoio, do Governo Federal e de todos os brasileiros, o turismo nacional está preparado para enfrentar os desafios do futuro e continuar sendo uma fonte de orgulho e prosperidade para o nosso país.
Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em quase todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.
* Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).