O Dia Nacional da Mulher, no Brasil, é celebrado anualmente em 30 de abril. A data lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos no país, porque ao longo dos anos, as mulheres brasileiras enfrentam muitas restrições diante de nossa sociedade, predominantemente machista e patriarcal. Na sexta-feira (29), no Espaço da Corte, em Brasília, um grupo de mulheres que representa diferentes segmentos de atuação e de supra importância no âmbito nacional foram homenageadas em jantar de gala.
Com o objetivo de resgatar importante data nacional, o Dia Nacional da Mulher (Brasileira), reuniram-se as entidades: International Police Association Brasil Section – IPA Brasil; Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – BPW (Business and Professional Women); Instituto Organizacional da Sociedade para o Progresso Humano; o Comitê Mundial da Paz no Brasil e o Movimento das Mulheres Policiais – MMUP, para promoverem uma comemoração a esta importante data, realizando um belíssimo evento denominado: “Protagonismo Feminino Brasileiro”
Ás 19 homenageadas eleitas pelo comitê foi outorgado um troféu que as contemplava como protagonistas que representam diferentes segmentos de atuação e de supra importância no âmbito nacional. Entre os nomes, estão os da ministra da Mulher, da Família, e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto; da presidente do Conselho da Mulher Empresária do Distrito Federal, Ivonice Campos; da médica oncologista e imunologista Nise Yamaguchi; da deputada federal Bia Kicis; da modelo e empresária Luíza Brunet; da deputada federal Paula Belmonte; da procuradora especial da Mulher da CLDF e deputada distrital Júlia Lucy; e da empresária e agropecuarista Katia Piva.
O evento teve uma belíssima apresentação musical da orquestra de cordas do Música e Arte de Brasília-DF, e a apresentação especial da compositora, a menina de cinco anos, Hadassa Fagundes e seu violino, para após, a solenidade comemorativa em que se entregarão os troféus para as mulheres protagonistas, e outorgas a representatividades nacionais e apoiadores do evento, com um belíssimo jantar seguido pela apresentação da renomada Banda WA Music Entertainment.
História – O Dia Nacional da Mulher, celebrado no Brasil anualmente em 30 de abril, foi instituído em 1980, por meio da Lei nº 6.791/80. A data originou-se do dia do nascimento de Jerônima Mesquita, fundadora do Movimento Bandeirante (Escotismo), que tinha como objetivo promover a inserção da mulher em áreas diversas da sociedade brasileira. Jerônima era uma enfermeira brasileira que liderou o movimento feminista no Brasil e colaborou na criação do Conselho Nacional das Mulheres.