Mutirão de limpeza nas áreas em volta do Templo Shin Budista Terra Pura, na 315 Sul, e iluminação especial no Eixo Monumental marcaram, neste sábado (18), o Dia Nacional da Imigração Japonesa. O embaixador Hayashi Teiji participou do Projeto Limpa Brasília do Dia da Imigração Japonesa, iniciativa promovida pela embaixada, em conjunto com a JCI (Junior Chamber Internacional) Brasília. Realizada pela primeira vez neste ano, a ação de revitalização tem como objetivo fomentar os cuidados com a higiene pública e com o meio ambiente no cotidiano da cidade.
“O engajamento comunitário em prol do bem comum é uma cultura muito valorizada no Japão, onde crianças aprendem desde cedo a manter as escolas limpas. O Dia da Imigração Japonesa é uma ocasião oportuna para retribuir ao país que acolheu nossos imigrantes e disseminar esses valores, cultivados também pela comunidade nipo-brasileira”, explicou o embaixador Hayashi. “É uma pequena ação, mas acreditamos que pode fazer a diferença”, completou.
“Devido aos momentos conturbados que temos passado, tornou-se ainda mais importante a promoção de ações de conscientização da população em relação à preservação desse espaço que preza pelos valores da cultura japonesa em nossa sociedade”, explica Mario Kodama, Presidente da JCI Brasília e um dos idealizadores do projeto.
Monumento de importância histórica e cultural para a comunidade japonesa em Brasília, o Templo Budista reuniu a comunidade japonesa em Brasília. Os frequentadores do templo, moradores, comerciantes e convidados se uniram para realizar a limpeza do prédio e dos arredores do terreno. No local também foram montados stands com comidas e artesanatos típicos.
Iluminação – O dia foi encerrado com um evento especial no Eixo Monumental de Brasília. O Museu Nacional, a Biblioteca Nacional e a Catedral ganharam, neste sábado, uma iluminação especial na cor vermelha, em homenagem à bandeira do Japão. A ocasião será ideal para que a população da cidade visite os monumentos com suas famílias e registre a data com fotos.
Já realizada em anos anteriores, a ação simbólica consolida a importância do Dia da Imigração Japonesa no calendário da cidade, juntando-se a outros eventos da comunidade Nikkei abraçado por Brasília. Estima-se que cerca de 17 mil nipo-brasileiros vivam no Distrito Federal, entre japoneses e descendentes das famílias presentes na capital desde a sua inauguração.
Histórico – As comemorações tiveram início no dia 13, quando a Câmara Legislativa do DF realizou uma sessão solene em comemoração ao 65º ano da imigração japonesa no Distrito Federal, por iniciativa do Deputado Distrital Iolando. Já no dia 14, o tema foi lembrado em uma sessão solene na Câmara dos Deputados, realizada por iniciativa do Deputado Federal Luiz Nishimori, Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão.
Em 18 de junho, completam-se 114 anos de imigração japonesa no Brasil. Foi neste dia, em 1908, que os primeiros 781 imigrantes do Japão chegaram ao país, hoje lar de cerca de dois milhões de japoneses e seus descendentes. Para celebrar esta data, a embaixada do Japão promoveu em Brasília uma série de ações em conjunto com apoiadores e integrantes da comunidade nikkei.