Embaixada Argentina, junto com a Wines of Argentina (WOFA), celebra nesse mês de abril o Malbec Argentino “Your Malbec” (em tradução livre: “O seu Malbec”). Em Brasília a festa foi no dia 30, na sede diplomática.
O Dia Mundial do Malbec, ou Malbec World Day (MWD), é uma iniciativa global criada pela Wines of Argentina que busca posicionar o #MalbecArgentino no mundo e celebrar o êxito da indústria vitivinícola nacional. Celebrado pela primeira vez em 17 de abril de 2011, o MWD conseguiu se posicionar como um acontecimento histórico na promoção do #VinoArgentino a nível mundial e hoje faz parte do calendário de festejos de alcance internacional. Com a contribuição de winemakers e produtores argentinos, foi evoluindo constantemente até atingir hoje sua melhor versão: a Argentina está fazendo os melhores Malbec da história. Esta celebração constitui um exemplo de associação público-privada que conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Nação e da Corporação Vitivinícola Argentina (COVIAR), ao estar no cronograma do Plano Estratégico Vitivinícola Argentina 2030.
Na Embaixada da Argentina, em Brasília, o Malbec World Dayf foi comemorado na quarta-feira (30). A embaixada afirma fazer um trabalho contínuo e sistemático em coordenação com a nossa Adidância Agrícola, com os 10 Consulados da Argentina no Brasil e com as autoridades brasileiras para facilitar o ingresso do vinho argentino ao Brasil e para fortalecer a sua promoção e o seu posicionamento no mercado local. Com base nesse esforço e na qualidade dos nossos vinhos, a Argentina consolidou-se como o segundo maior exportador de vinhos para o Brasil na última década. Neste período, as importações de vinho do Brasil cresceram 61% e a Argentina acompanhou este aumento mantendo uma quota média de mercado de 20%. Em 2024, exportamos mais de 100 milhões de dólares em vinhos para o Brasil, um valor que aumenta ano após ano.
Em release oficial a embaixada a embaixada diz:
O que queremos alcançar com a 15ª edição do Malbec World Day
O Dia Mundial do Malbec tem evoluído ao longo dos anos, enriquecendo-se a cada edição: desde a valorização do sucesso do varietal insigne, passando pelo destaque à sua diversidade e qualidade até a demonstração do compromisso com a sustentabilidade que assumem aqueles que o produzem.
Mantendo o espírito das celebrações anteriores, queremos continuar ressaltando a diversidade do Malbec Argentino, característica que o torna tão especial. A Argentina, com a sua variedade de terroirs e a constante inovação de sua indústria, oferece uma gama de Malbecs que vão além dos estilos tradicionais. Têm Malbecs para todos os gostos! Queremos apresentar os novos estilos de Malbec que estão surgindo para satisfazer os diversos gostos dos consumidores, igualmente diversos, e em constante mudança. E, justamente, queremos colocar o foco na perspectiva das pessoas: suas preferências, desejos e motivações na hora de consumir Malbec Argentino.
Your Malbec: share it your way
No Dia Mundial do Malbec, queremos celebrar a versatilidade da nossa cepa emblemática e a diversidade de formas de desfrutá-la. Queremos colocar o Malbec do lado do consumidor.
Your Malbec é um convite para encontrar o seu próprio estilo. Porque você sempre vai encontrar o Malbec que melhor se adapte às suas preferências: fresco, leve, jovem, tradicional, clássico, aromático, herbal, sofisticado. E vai querer compartilhá-lo com o mundo.
Nesse sentido, a Embaixada da República Argentina no Brasil e a WOFA, empenhadas em renovar o compromisso de colocar o Malbec no centro de um brinde mundial, organizaram uma degustação de mais de 20 vinhos Malbec que refletem a sua diversidade. Essa ação voltada ao canal comercial visa fortalecer a presença de um amplo leque de Malbecs ao alcance do público de Brasília porque Your Malbec vai além de uma simples campanha. É uma homenagem à diversidade e à liberdade de desfrutar do Malbec do seu jeito.
Por que o MWD se celebra em abril?
A origem do Malbec foi no sudoeste da França. Esta cepa era ali cultivada e com ela se elaboravam vinhos denominados “de Cahors” devido ao nome da região, reconhecidos desde os tempos do Império Romano. Estes vinhos se consolidaram na Idade Média e acabaram fortalecendo-se na modernidade.
A conquista do mercado inglês foi um passo decisivo para a valoração dessa variedade na Inglaterra e no mundo. No final do século XIX, a praga de filoxera destruiu a viticultura francesa, deixando o “Côt” no esquecimento, porém a cultura de apreciação do Malbec já havia sido construída. Nesse contexto, desenvolveu-se tempos depois o #MalbecArgentino.
Esta cepa chegou à Argentina, em 1853, pela mão do francês Michel Aimé Pouget (1821-1875), agrônomo contratado pelo jornalista, político e estadista Domingo Faustino Sarmiento para levar adiante a direção da Quinta Agronômica de Mendoza.
Seguindo o modelo da França, esta iniciativa propunha incorporar novas variedades de cepas como forma de melhorar a indústria vitivinícola nacional. Em 17 de abril de 1853, com o apoio do governador de Mendoza, Pedro Pascual Segura, o projeto foi apresentado perante a Legislatura Provincial visando fundar uma Quinta Normal e uma Escola de Agricultura. Este projeto foi aprovado com força de lei pela Câmara de Representantes, em 6 de setembro do mesmo ano.
No final do século XIX, e pela mão dos imigrantes italianos e franceses, a vitivinicultura cresceu exponencialmente e, com ela, o Malbec, o qual rapidamente se adaptou aos diversos territórios que nossa geografia argentina propunha e onde, inclusive, se desenvolveu melhor do que em sua região de origem. Desta forma, com o passar do tempo, e com muito trabalho, aflorou como uva insigne de nosso país.
Fonte: Embaixada da Argentina