• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
domingo, 11 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Eventos

Dia Mundial da Água

23 de março de 2018
em Eventos
Tempo de Leitura: 6 mins
0

Súsan Faria*

Forum7Hoje, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1922 com o propósito de alertar a população do mundo sobre a necessidade de preservar esta fonte de vida do planeta Terra. A preocupação com os recursos hídricos é evidenciada neste dia simbólico. Dados divulgados em um relatório da ONU apontam que 40% da população mundial vivem com escassez de água. Além disso, 1,8 bilhão de pessoas consomem água de fontes que não são protegidas.

Forum5Em Brasília, dez chefes de Estado e representantes da ONU e de 150 países participam 8º Fórum Mundial da Água até essa sexta-feira, 23, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional Mané Garrincha. Clima, desenvolvimento, ecossistemas, seca, incêndios são temas da agenda atual a serem discutidos no maior encontro sobre o presente e o futuro da água no mundo. Ao todo, serão realizados mais de 300 debates. A expectativa da organização é de que e 45 mil pessoas participem do Fórum, em especial a Feira e a Vila Cidadã.

Forum8Entre os convidados especiais do eento está e o príncipe herdeiro do Japão, Naruhito; o presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Espírito Santo Carvalho; o presidente da Hungria, Janos Áder; o presidente da República Cooperativa da Guiana, David Granger; e o presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos. O primeiro-ministro do Principado de Mônaco, Serge Telle que também participa do evento manifestou preocupação com o risco de a escassez resultar em desentendimentos regionais e na morte de milhões de pessoas ao redor do mundo.

FórumRealizado a cada três anos, o Fórum reúne diferentes públicos a fim de promover a diversidade de conhecimentos e a troca de experiências entre representantes de organizações internacionais, da sociedade civil, cientistas, políticos, usuários de água e profissionais que atuam no setor de recursos hídricos. O objetivo é aumentar a inserção do tema água na agenda política dos governos, além de aprofundar discussões, trocar experiências e formular propostas para os desafios relacionados aos recursos hídricos. O tema central do Fórum é “Compartilhando Água”, e os subtemas Clima, Pessoas, Desenvolvimento, Urbano, Ecossistemas e Financiamento.

Forum9Uma das novidades desta edição do Fórum é a Vila Cidadã, no Estádio Mané Garrincha, que abriga exposição e feira, com mostras científicas e estandes de instituições que participam do evento. Na área, de acesso gratuito, estão sendo realizados debates, exposições, palestras, atividades culturais, artesanato e área de alimentação. É preciso inscrição prévia para acessar a área da exposição, que funciona também como um espaço de negócios. No Centro de Convenções estão sendo realizadas palestras e painéis com representantes internacionais. Para ter acesso ao local, é necessário se inscrever e pagar pela participação.

Brasília - O primeiro-ministro do Senegal, Mohammed Dionne, durante visita ao estande de seu país na Expo do 8º Fórum Mundial da Água. O país sediará o 9º Fórum Mundial da Água em Dakar, em 2021 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Brasília – O primeiro-ministro do Senegal, Mohammed Dionne, durante visita ao estande de seu país na Expo do 8º Fórum Mundial da Água. O país sediará o 9º Fórum Mundial da Água em Dakar, em 2021 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Senegal – Representando o país que sediará o 9º Fórum Mundial da Água, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Senegal, SidikiKaba, afirmou que o acesso universal à água “é uma questão de justiça social”, e que não se pode considerar esse recurso como sendo inesgotável. “Governos, sociedade e setor privado têm de trabalhar por uma gestão eficiente e sustentável. A água não deve ser causa de doença. Ela é fonte de vida que deve estar disponível a todos, estancando a sede, nutrindo e cuidando e purificando o bem da humanidade” disse.

Fórum4

Além do Senegal, que será a sede do próximo fórum, estão com stands no Fórum os governos da Holanda, Angola, Espanha, Portugal, China, Marrocos, Turquia, Japão, Israel, Coreia, Brasil e Marrocos. O evento é organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON) e participa com stand no Fórum. As edições anteriores ocorreram no Marrocos (1997), Holanda (2000), Japão (2003), México (2006), Turquia (2009), na França (2012) e Coreia do Sul (2015).

Prêmio – O Fórum da Água do Japão e o Conselho Mundial da Água divulgaram o vencedor do Grande Prêmio Mundial da Água de Quioto: a entidadeCaridade Cristã para pessoas em Situação de Risco (CCPD, sigla em inglês), do país africa no Togo.O prêmio será entregue sexta-feira, 23, durante o encerramento do Fórum e buscou homenagear organizações que vêm trabalhando para resolver problemas críticos de água nos países em desenvolvimento. Foram 144 inscritos de 46 países.

A CCPD receberá o equivalente a US$ 18 mil dólares, que servirá para promover a gestão da água em Togo. A entidade capacita de indivíduos e grupos comunitários para melhorar o acesso a água potável e saneamento; e organiza campanhas e oficinas de conscientização e educação. O trabalho, que vem sendo realizado desde 2013, diminuiu doenças e mortes relacionadas à água e ao saneamento em comunidades de Togo.

A missão japonesa que participa do 8º Fórum inclui o embaixador Akira Yamada, o coordenador-geral do Fórum Mundial, o japonês Kenzo Hiroki, e autoridades que representam, por exemplo, a Divisão Internacional da Secretaria de Assuntos Hídricos do Ministério da Terra, Infraestrutura e Transportes e a pasta de Água e Desastres Naturais da Organização das Nações Unidas.

Forum13ONU – Durante o Fórum, o representante da Organização das Nações Unidas (ONU), Han Seun-soo, disse que os investimentos globais para os desastres relacionados à agua devem ser dobrados globalmente nos próximos cinco anos. Segundo ele, a ONU deve realizar reuniões sobre a gestão da água durante a semana de abertura da Assembleia Geral, provavelmente em 2019, onde todos os chefes de Estado vão apresentar suas ações para a defesa global relacionada à água.

“Água é vida, mas água também pode ser uma ameaça”, disse. Para HanSeun-soo, os países precisam reverter o foco da gestão do desastre, de uma resposta reativa para algo mais preventivo. Já o ministro dos Recursos Naturais de Myanmar, Ohn Winn, disse que o país sofre com desastres relacionados à água, como enchentes, secas, tsunamis e ciclones, e adotou uma forma holística de gerir a água.

Fórum12Marrocos– O Pavilhão Marroquinho dentro do Fórum Mundial foi inaugurado dia 19, segunda-feira, com a presença do Chefe de Governo do Reino de Marrocos, Saad Dine El Otmani; a Secretária de Estado Responsável pela Água, Charafat Afailal El Yedri; o primeiro-ministro de Marrocos, Saad Dine El Otomani; e o embaixador Nabil Adghoghi.

Fórum11O Prêmio Mundial para a Água Hassan II desta vez foi para o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurría. Como não pôde comparecer, por estar na reunião do G20, em Bueno Aires, Gurría enviou um vídeo agradecendo a homenagem e destacando que há pelo menos uma década tem defendido que a organização se debruce sobre a água, junto com outros temas, como a migração.

A premiação, oferecida pelo governo de Marrocos juntamente com o Conselho Mundial da Água, é entregue a cada três anos na abertura do Fórum Mundial da Água e em 2018. O trabalho vencedor recebe um cheque de US$ 100 milhões, um troféu e um certificado. Em Istambul, Turquia, em 2009, o vencedor foi o kuaitiano AbdulatifYoussefAl-Hamad, administrador do Fundo Árabe para o Desenvolvimento Econômico e Social. Em 2012, na cidade francesa de Marselha, a organização internacional Observatório do Saara e do Sahel foi laureada. Em 2015, o empresário MamanAbdou, do Níger, recebeu o Prêmio Hassan II.

*Fontes, com adaptações:

*http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-03/principe-do-japao-defende-uniao-para-solucionar-problemas-relacionados-agua

*http://www.worldwaterforum8.org/pt-br/news/chefes-de-estado-e-l%C3%ADderes-mundiais-destacam-riscos-globais-da-escassez-de-%C3%A1gua (Pedro Peduzzi e Paulo Victor Chagas, da Agência Brasil)

*http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/noticias/inclusao-inovacao-e-visao-de-futuro-deram-o-tom-nos-debates-no-primeiro-dia-de-sessoes-do-do-8o-forum-1

*http://www.worldwaterforum8.org/production.worldwaterforum8.org/pt-br/news

Notícia Anterior

Incêndio na Escócia provoca caos

Próxima Notícia

Peru prepara posse de vice após renúncia de PPK

Notícias Relacionadas

Eventos

Acordo Emirados-Mercosul deve sair neste semestre

5 de maio de 2025
Eventos

Apaixonados pelo verde, vermelho e branco

5 de maio de 2025
Da esquerda para a direita, Embaixadora da UE, Marian Schuegraf, Embaixadora da Eslovênia, Sra. Mateja Kracun, Embaixadora de Botsuana, Sra. Benetia Tumelo Chingapane, Embaixador da Argentina, Guillermo Daniel Raimondi , Embaixadora da Finlândia, Sra. Johanna Karanko e Embaixadora da Suécia, Karin Wallensteen
Eventos

Malbec Day: Clube Internacional de Brasília marca presença

3 de maio de 2025
Próxima Notícia

Peru prepara posse de vice após renúncia de PPK

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In