Abhay Kumar
Por que o mundo precisa do Dia Internacional dos Diplomatas, nossos pacificadores todos os dias
Eles mantiveram o nosso mundo indo apesar de várias ocasiões na história quando parecia que tudo ia acabar.
Recentemente, os oficiais do Serviço de Relações Exteriores da Índia (IFS) comemoraram o dia 9 de outubro como Dia do Serviço de Relações Exteriores da Índia para marcar a criação deste ramo dos serviços públicos neste dia em 1946. Da mesma forma, os diplomatas russos comemoram 10 de fevereiro para marcar seu serviço. Fundada em 2002 por um pedido presidencial, a data foi escolhida como o primeiro escritório estrangeiro da Rússia – Posolsky Prikaz – foi criada em 10 de fevereiro de 1549. Destaca o papel que os diplomatas desempenham no avanço dos interesses de seu país e ajuda as pessoas a aprender sobre diplomacia como profissão nobre.
Em todo o mundo, os diplomatas são estereotipados como sendo lótus que vivem a grande vida glamorosa nas capitais do mundo, longe das realidades das lutas diárias. Isso é, na verdade, longe da verdade. A maioria dos diplomatas enfrenta lutas desconhecidas para as pessoas em casa. A maioria deles não conseguiu ser do lado de suas famílias durante a morte de pelo menos um dos pais. Um oficial do IFS eu mesmo, recebi a notícia da morte de meu pai por telefone enquanto servia em Moscou.
Os cônjuges de muitos diplomatas tiveram que desistir de suas carreiras para estar com seus maridos oficiais e esposas, que viajam por todo o mundo. Crianças de diplomatas muitas vezes se sentem desorientadas como resultado do freqüente movimento intercontinental de seus pais. Em muitos casos, eles têm que ir às escolas locais, pois seus países não fornecem dinheiro suficiente para sua educação nas escolas internacionais de renome.
Os diplomatas devem dominar várias línguas estrangeiras para se adaptarem aos países de acreditação. Eles têm que frequentar as recepções do Dia Nacional quase todos os dias e se socializar com os anfitriões. Isso faz exame de um pedágio em sua saúde. Tudo parece glamouroso da distância para aqueles que não têm que fazê-lo todos os dias. Para um diplomata, comer e beber em questões de cortesia e decoro são tarefas tediosas – para as quais muitas vezes eles encontram as mesmas pessoas uma e outra vez com muito pouco para falar, exceto o tempo, ou quando chegou ou saiu da reunião.
Viajar longas distâncias freqüentemente também tem efeitos adversos na saúde de um diplomata. Houve um tempo em que houve uma distância enorme – tanto em termos de tempo e espaço – entre os patrões no escritório estrangeiro e os diplomatas que servem no exterior, agora são apenas uma mensagem da WhatsApp. Isso tirou os diplomatas da liberdade uma vez que os desfrutaram e os fez, mais ou menos, extensões da sede.
Os diplomatas, de onde eles vierem, têm experiências semelhantes ao longo de décadas que passam atendendo seus países. Muitas vezes, eles se encontram em diferentes capitais, seja ao mesmo tempo em serviço ou em visitas curtas. Alguns deles se tornam amigos de toda a vida, alguns se casam com colegas diplomatas e continuam a servir seus respectivos governos.
Os diplomatas desempenham um papel fundamental na manutenção de uma ordem mundial pacífica através de uma comunicação eficaz entre os Estados, iniciando memorandos de entendimento, acordos e tratados, implementando-os e aconselhando seus chefes políticos em questões críticas de política externa.
Eles estão no coração de trazer e manter o mundo juntos. De fato, a guerra ocorre quando a diplomacia falha, trazendo a morte e a destruição para sociedades e civilizações. Um país que tem diplomáticos qualificados não precisa ir à guerra.
É por estas razões que a profissão deve ser realmente valorizada e um dia internacional de diplomatas deve ser celebrado em todo o mundo. Poderia ser o dia em que as Nações Unidas foram fundadas, trazendo ao nosso mundo a esperança de um novo amanhã.
É claro que as Nações Unidas precisam de reformas – para se adaptarem às mudanças das realidades globais -, mas o dia em que muitos países se uniram para fundar esta instituição foi realmente uma ótima ocasião. Foi o dia em que a diplomacia conquistou a guerra como o principal instrumento de resolução de conflitos.
Vamos dedicar este dia aos nossos diplomatas finos que mantiveram o nosso mundo apesar de várias ocasiões na história, quando pareceu que tudo acabaria. Deixe 24 de outubro – o dia em que a ONU foi fundada – seja o Dia Internacional dos Diplomáticos. Comemoremos isso a partir deste ano.
Abhay Kumar é Ministro da Embaixada da índia no Brasil