“Hoje, quando o mundo inteiro está lutando contra a pandemia do corona, o Yoga continua sendo um raio de esperança. A pandemia nos lembrou da importância de sermos saudáveis e mentalmente fortes. Por isso, o tema do Dia do Yoga deste ano é “Yoga para o Bem-Estar”, disse o embaixador Reddy em seu discurso de abertura das atividades do 7º Dia Internacional do Yoga, nesta segunda-feira (21), na sede da embaixada indiana em Brasília. Cerca de 50 de cinquenta praticantes da atividade terapêutica de todo o Distrito Federal foram convidados para o evento comemorativo.
O embaixador Suresh Reddy, em seu discurso, falou da melhora na qualidade de vida que a Yoga trás para seus praticantes porque “coloca muita ênfase na saúde mental junto com a saúde física”. “Ela nos permite ser emocionalmente equilibrados e mentalmente fortes”, afirmou o diplomata. A seu ver, o simples fato de respirar corretamente ajuda no fortalecimento do sistema respiratório tão exigido nos casos da pandemia, trazem energia e ajuda a lidar com questões causadas pelo estresse do dia-a-dia, como a depressão.
M-Yoga – Durante o evento, também foi exibido um vídeo com o pronunciamento do Primeiro Ministro, Narendra Modi, em que lembra que quando a Índia propôs o Dia Internacional do Yoga nas Nações Unidas, o espírito por trás disso foi o de tornar esta ciência do Yoga acessível ao mundo inteiro. Hoje, a Índia deu outro passo importante nesta direção junto com as Nações Unidas e a OMS; o aplicativo m-Yoga.
Neste aplicativo, muitos vídeos de prática de Yoga estarão disponíveis em diferentes idiomas do mundo com base no protocolo comum do Yoga. É também um grande exemplo da fusão da tecnologia moderna com a ciência antiga.
“Tenho certeza de que o aplicativo m-Yoga desempenhará um grande papel na expansão do Yoga em todo o globo e fazendo dos esforços do slogan ” Um Mundo, Uma Saúde” um sucesso, afirmou o embaixador Suresh Reddy.
O Dia Internacional do Yoga é celebrado a 21 de junho. Foi escolhido o dia 21 em alusão ao solstício de verão. Neste dia realizam-se diversas ações relacionadas com esta atividade física, mental e espiritual com 5.000 anos, como sessões de demonstração e aulas ao ar livre.