A data foi celebrada nesta sexta-feira (07) por embaixadoras em missão no Brasil
Em evento realizado na residência de Bangladesh, em Brasília, a embaixadora Sadia Faizunnesa, e a embaixadora da Malásia, receberam a embaixadora Maria Laura da Rocha, Secretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil; as embaixadoras no Brasil e diplomatas mulheres do Itamaraty e da Associação de Mulheres Diplomatas do Brasil (AMDB) para celebrar o Dia Internacional das Mulheres na Diplomacia (WID).
A comemoração foi a primeira do seu tipo realizada em Brasília e marcou o reconhecimento das conquistas e contribuições das mulheres na arena diplomático. A embaixadora Sadia Faizunnesa e a embaixadora Gloria Tiwet, como anfitriãs, tiveram como objetivo promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino, ao mesmo tempo em que destacavam o importante papel das mulheres na formação das relações internacionais.
O almoço festivo serviu como uma oportunidade para as ilustres convidadas se envolverem em conversas significativas, compartilharem experiências e explorarem possibilidades de colaboração no avanço do empoderamento feminino e da igualdade de gênero dentro da comunidade diplomática. A presença da embaixadora Maria Laura da Rocha, Secretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores, como convidada de honra, enfatizou o compromisso do governo brasileiro em promover a igualdade de gênero e garantir a plena participação das mulheres na diplomacia.
Mais de 15 Embaixadoras, vindas de culturas diversas e representando diferentes países, compareceram ao evento. Suas presenças refletiram o crescente reconhecimento das capacidades das mulheres e do papel cada vez maior que desempenham na formação das relações diplomáticas globalmente. Esse evento proporcionou uma plataforma para que essas estimadas diplomatas fortalecessem suas redes de contatos, estabelecessem parcerias, promovessem a colaboração e trocassem ideias sobre como enfrentar os desafios enfrentados pelas mulheres no campo da diplomacia.
Além disso, a Associação de Mulheres Diplomatas do Brasil participou do evento, reunindo profissionais experientes e jovens diplomatas para discutir a importância do Dia Internacional das Mulheres na Diplomacia e seu impacto no avanço dos direitos e do empoderamento das mulheres. O compromisso da associação em promover a igualdade de gênero dentro da comunidade diplomática foi celebrado e reforçado durante o almoço.
O Dia Internacional das Mulheres na Diplomacia, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de junho de 2022, possui grande significado histórico, simbolizando a luta contínua pelo empoderamento das mulheres e pela igualdade de gênero. Esse dia serve como um lembrete das imensas contribuições feitas pelas mulheres diplomatas ao longo da história, apesar das numerosas barreiras e preconceitos que enfrentaram.
Ao organizarem o evento, as embaixadoras Sadia Faizunnesa e Gloria Tiwet tiveram ainda como objetivo amplificar as vozes das mulheres diplomatas e inspirar as futuras gerações de mulheres a seguirem carreiras na diplomacia. A embaixadora Maria Laura da Rocha destacou a importância de eventos que reúnem senhoras diplomatas e, ao reconhecer os avanços feitos ao longo das décadas na área diplomática para que tenha mais mulheres. Ela também ressaltou o distante caminho a percorrer para alcançar a paridade e a igualdade para as mulheres diplomatas, especialmente em posições de destaque.