Em Brasília, o dia internacional da Yoga foi comemorado, nessa sexta-feira (21), com uma aula pública em que participaram mais de 500 professores e instrutores da cidade, no pátio do Museu da República, no centro da cidade. No geral, no Brasil, cerca de 5000 pessoas marcaram a presença em uma das atividades festivas. A aula aberta na capital federal contou com as presenças da deputada federal Erika Kokay e da secretária de turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça.
O aulão foi aberto encarregado de Negócios da Embaixada da Índia, em Brasília, Sri Koventhan, Ele lembrou que o Dia Internacional da Yoga foi criado pela Assembleia da ONU em 2014, uma proposta feita pelo primeiro-ministro indiano à época, Narendra Damodardas Modi, foi aprovada. “A ioga oferece inúmeras recompensas, melhora nossa saúde, auxilia nosso desempenho no local de trabalho e nos assegura paz de espírito”, disse o diplomata Koventhan afirmou ainda ser motivo de orgulho para a Índia, berço da Yoga, que essa arte milenar seja hoje praticada e seguida em mais de 200 países.
Sessão Solene – Por ocasião do dia internacional do Yoga, foi organizada também uma sessão especial no sessão plenária na Câmara dos deputado com oradores convidados a observar a importância do Yoga no dia-A-dia. A Deputada Federal Erika Kokoy presidiu o evento. Sri Koventhan pediu, em sua fala, apoio para levar Yoga para cidades menores e para áreas do interior do Brasil.
História– O Dia Internacional do Yoga foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2014. A prática da modalidade é uma disciplina oriental milenar e tem sua origem nas antigas “vedas” – palavra que significa “sabedoria”.A prática aplica força, flexibilidade e respiração com o objetivo de aumentar o bem-estar físico e mental, e está relacionada a um risco menor de obesidade, pressão alta e colesterol elevado.
No ano passado, na Índia, mais de 200 mil iogues – praticantes da modalidade – se reuniram na cidade de Kota para praticar a arte milenar que une movimentos de força, flexibilidade e respiração. O encontro, segundo notícias locais, quebrou o recorde mundial. De acordo com o livro dos recordes Guinness, a maior reunião de amantes do yoga, até então, tinha acontecido em 21 de junho na cidade indiana de Mysore, com 55.506 presentes.