Feito com aguardente de uva e limão, o Pisco é celebrado no dia 1º de fevereiro, mas é lembrado todo o mês de fevereiro em eventos por todo o mundo. Em Brasília, a bebida foi a atração principal da festa promovida na residência oficial da embaixada do Peru no Brasil, no dia 13 de fevereiro.
O embaixador Verdeguer lembrou que ela é produzida desde o século XVII no seu país. O Peru luta para que o seu pisco tenha o selo de denominação de origem. “Pisco só tem um”, disse o diplomata.
Durante o evento comemorativo pelo “Dia do Pisco Sour” degustou-se a bebida típica do Peru, declarada patrimônio cultural da Nação, e cocktais à base dela. A preparação e a apresentação dos drinks foram feitas por Miguel Angel Murillo, promotor do Pisco no Brasil.
O pisco sour tem características únicas e que é produzido na costa sul peruana desde o s. XVII, cuja denominação de origem pertence exclusivamente ao Peru. No evento, estiveram presentes representantes de organismos públicos locais, do setor empresarial e turístico e da imprensa .