Segundo a mensagem do Ministério das Relações Exteriores, a data de 20 de abril remete ao aniversário de José Maria da Silva Paranhos Júnior, Barão do Rio Branco; diplomata, historiador e patrono da diplomacia no Brasil. Sua gestão consolidou as fronteiras nacionais, aproximou o Brasil de seus vizinhos e modernizou o Itamaraty.
O Dia do Diplomata, de acordo com a nota, faz ser comemorado e trás reflexão. A figura do Barão do Rio Branco evoca, segundo a mensagem, a celebração do diálogo como meio de superação de obstáculos. “O profissionalismo dos quadros do Ministério das Relações Exteriores, ao longo de seus quase 200 anos, e sua capacidade de constante renovação são a base de nosso compromisso com as demandas da sociedade brasileira no plano internacional”, diz a nota.
De acordo com o Itamaraty, as três urgências atuais do órgão são a saúde, a economia e o desenvolvimento sustentável, que contam com todo e empenho e dedicação dos diplomatas. “Se grandes são os desafios, maior é nossa vontade coletiva de acertar”, afirma a mensagem.