Embaixador Seán Hoy promove festa bastante animada para celebrar a data
Boa música folks, dança e alegria foram os ingredientes para o sucesso da comemoração do Dia de São Patrício, na embaixada da Irlanda, no dia 16. O embaixador Seán Hoy e a embaixatriz Susan Hoy, que cantou o hino nacional, falaram sobre o tempo no Brasil de onde se despedem este ano. O ministro Desenvolvimento Internacional e Diáspora da Irlanda, Sean Fleming, participou do evento que foi animado pela banda Red Velt.
Seán Hoy aproveitou a oportunidade para informar que será uma mulher que irá sucedê-lo no cargo. “Atualmente, mais de 50% de nossos embaixadores são mulheres”, completou o diplomata.
Todos os anos, o governo da Irlanda envia ministros como mensageiros em todo o mundo no Dia de São Patrício para nos conectar com nossa diáspora e compartilhar os objetivos que desejamos alcançar com a política global irlandesa. A vinda do ministro Desenvolvimento Internacional e Diáspora da Irlanda, Sean Fleming, segundo o embaixador Hoy, realça a importância do relacionamento entre Irlanda e Brasil. Hoje, o país europeu abriga mais de 70.000 mil brasileiros, estudando e trabalhando.
“Neste ano de 2023, para o Dia de São Patrício, a Irlanda está celebrando 100 anos de engajamento global no apoio a paz, ao multilateralismo e as regras com base na ordem mundial. Ademais, temos outras três conquistas importantes: nosso ingresso na Liga das Nações; os cinco anos de adesão ao Bloco europeu e o vigésimo aniversário do acordo de Pascoa”, discursou o ministro irlandês. Fleming informou também, ao final de seu discurso, que a Irlanda tem como uma de suas prioridades, aumentar sua influência em escala global, promovendo ainda mais o intercâmbio nos campos de negócios, educação e turismo.
Flavio Celio Goldman, Diretor do Departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, em sua fala, sublinhou que “Brasil e Irlanda usufruem de um relacionamento longo e sólido, fundamentados em valores e interesses comuns e respeito mútuo”. Goldman informou que ao longo de seu mandato pretende fomentar também as relações bilaterais nas áreas de ciência e tecnologia, meio ambiente, mudança climática, educação, entre outras”. Na opinião do diplomata, a vinda do ministro Fleming “é uma porta para o incremento das visitas de alto escalão entre os dois países amigos”.