Embaixadora Fiona Flood recebe convidados e fala da contribuição das mulheres representadas na mostra ‘Heroínas da Paz’ ou “Herstory”
A residência da embaixada da Irlanda em Brasília sediou, no dia 1º, a celebração do Dia de Santa Brígida, a padroeira da Europa. A data marca o começo da primavera e é também uma ocasião para homenagear as mulheres e lembrar suas lutas e conquistas. Durante o evento, em seu discurso, a embaixadora Fiona Flood falou da extraordinária contribuição das mulheres para o processo de paz na Irlanda do Norte. Também foi inaugurada a exposição “Herstory” sobre o papel fundamental, as lutas e conquistas de várias delas.
Por meio de fotos e banners em exposição no local, os convidados puderam conhecer a história de várias mulheres e assistir a um debate deputada Claire Hanna, membro do Parlamento por Belfast Sul e vice-líder do Partido Social Democrata e Trabalhista, além de Melanie Lynch, fundadora do movimento HerStory e do projeto ‘Heroínas da Paz’, e a artista FRIZ, cujos trabalhos artísticos fazem parte da exposição.
“Santa Brígida foi uma educadora, uma mentora, uma construtora da paz. Há 1500 anos, ela empurrou-se para uma agenda e mundo dominado pelos homens. E vamos celebrar as mulheres que fizeram algo muito semelhante há 26 anos na Irlanda do Norte, quando finalmente chegamos ao processo de paz”, discursou a Fiona Flood.
A diplomata irlandesa destacou ainda que, “por trás de cada grande homem, existe uma grande mulher” que trabalha arduamente e incansavelmente em prol de um objetivo em específico. Flood falou também sobre as convidadas e outras mulheres empoderadas. O evento foi prestigiado por diversas embaixadoras.