António Manuel de Oliveira Guterres destaca que a Covid-19, os conflitos, a fome, a pobreza e a emergência climática lembram-nos que o nosso mundo está longe de ser perfeito, “mas também deixam claro que o único caminho a seguir é o da solidariedade”.
“As Nações Unidas foram criadas há 76 anos como um veículo de esperança para um mundo que emergia de um conflito catastrófico. Hoje, as mulheres e os homens que trabalham na ONU levam essa esperança aos quatro cantos do planeta, disse Guterres.”
Segundo o secretário, “apenas unidos poderemos enfrentar grandes desafios e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ao garantirmos que todas as pessoas, em todos os lugares, têm acesso às vacinas contra a Covid-19 o mais depressa possível. Assegurando e defendendo os direitos e a dignidade de todas as pessoas, especialmente dos mais pobres e desfavorecidos, das meninas e das mulheres, das crianças e dos jovens”, explica o líder da ONU.
Os valores que impulsionaram a Carta das Nações Unidas nos últimos 76 anos – paz, desenvolvimento, direitos humanos e oportunidades para todas as pessoas – “não têm prazo de validade”, disse o secretário-geral.
“Neste Dia das Nações Unidas, vamos nos unir através destes ideais e cumprir plenamente a promessa, o potencial e a esperança das Nações Unidas.”
Assista a mensagem do secretário António Manuel de Oliveira Guterres