“Dia da Vitória” é comemorado pelos azerbaijanos
O Embaixador do Azerbaijão no Brasil Rashad Novruz, que assumiu recentemente a chefia da missão, festejou o “Dia da Vitória”, no dia 08, na sede diplomática. A data é comemorada em desde 2020, quando se completa o segundo ano do término da guerra de 44 dias, quando foi possível para o governo do Azerbaijão retomar a cidade de Susha, que é o berço cultural do país e fica no território de Karabah. Outros territórios também foram recuperados e receberam investimentos governamentais.
Em seu discurso, falou sobre seu país, destacando a riqueza em óleo e gás e a fusão de culturas orientais e ocidentais que fazem da nação uma terra única em sua beleza e diversidade. “Durante muitos anos, não foi possível utilizar todo nosso potencial por conta de ameaças à segurança de nosso país. O Azerbaijão sofreu uma grande ameaça desde seus primeiros dias de independência no início da década de 1990”, afirmou o diplomata.
Novruz disse ainda que o Azerbaijão tinha resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas que, no entanto, ficaram apenas no papel. O que, segundo ele, não foi suficiente para combater o separatismo armado, a ocupação, atrocidades em massa da população civil, refugiados e um longo período de injustiças.
O diplomata azerbaijano informou ainda que, apesar dos 30 anos de perdas, o Azerbaijão e a Armênia estão discutindo acordos para a manutenção da paz a longo prazo. De acordo com o diplomata “o verdadeiro prêmio da vitória é aprender com os erros e construir a paz”.
No Azerbaijão, durante as comemorações, manifestantes e cadetes militares carregaram uma enorme bandeira nacional de cerca de 440 metros na capital, Baku. O presidente Ilham Aliev, presente ao evento declarou “Restauramos a nossa dignidade. Vamos viver para sempre como uma nação vitoriosa”. O dirigente azerbaijano declarou 08 de novembro como “Dia da Vitória” para assinalar a tomada da estratégica cidade de Shusha pelas tropas azeris, o que esteve na origem do acordo de paz, patrocinado pela Rússia, dois dias depois.