O embaixador Georg Witschel e sua esposa Sabine Witschel receberam os convidados na sede da Embaixada da Alemanha, na última quinta-feira (12), para celebrar os Dia da Unidade Alemã que relembra a reunificação daquela nação com a queda do Muro de Berlim. A data oficial do feriado alemão é 03 de outubro, mas a embaixada antecipou a comemoração.
Esse dia histórico marcou a história não só da Alemanha, como do mundo inteiro, que acompanhava uma nação que vivia dividida por um muro e por dois sistemas econômicos: capitalismo e comunismo. O embaixador Georg Witschel relembrou que com reunificação, os dias da Europa dividida haviam chegado ao fim. “A queda do Muro de Berlim em 09 de novembro de 1989 foi uma boa ocasião para comemorar com alegria, mas um momento para lembrar que o muro não caiu do céu”.
Georg Witschel frisou que o muro foi o resultado do caminho mais sombrio da história alemã: o Nazismo. “Em 09 de novembro de 1938 cidadãos judeus foram espancados e mortos na Alemanha, sinagogas foram incendiadas e lojas judaicas foram saqueadas. A partir daquela noite, o caminho para o inferno da guerra e o holocausto foi curto”. Para o diplomata, o muro é um lembrete para que tragédias como essas não se repitam nunca mais.
Muro de Berlim – Foi o maior símbolo da divisão do mundo durante o período da Guerra Fria. Após o término da Segunda Guerra Mundial, EUA e a URSS saíram fortalecidos e ambos tentavam ampliar sua influência em todas as nações. Como a Alemanha havia perdido a guerra, URSS e EUA dividiam o domínio sobre o país. Para separar de vez o território, o Muro de Berlim foi construído em 1961, separando a Alemanha Oriental (socialista) da Alemanha Ocidental (capitalista).
O muro não separou somente o território alemão, mas dividiu famílias. Além do aspecto ideológico da construção, havia o objetivo de impedir a fuga de cidadãos para a Alemanha Ocidental, que recebeu mais de dois milhões de pessoas do lado socialista entre 1949 e 1961. A construção tinha 156 km de extensão e cerca de trezentas torres militares para observação do movimento nos arredores. Fora isso, era protegido por cães policiais e cercas eletrificadas.
Da mesma forma que foi o símbolo do começo da Guerra Fria, também foi ícone do seu fim. Com o colapso da União Soviética, diversas manifestações começam a surgir nas duas partes da Alemanha, reivindicando a destruição do muro de Berlim. Em 1989, a população derrubou o muro com marretas e outras ferramentas, em um protesto televisionado para o mundo todo. Com a queda do muro, o processo de reunificação alemã se iniciou, terminando com um Alemanha apenas em 03 outubro de 1990.