Bloco econômico comemora o Dia da Europa ressaltando a ligação do continente com o Brasil por meio de cabos submarinos, mas preocupado com a crise na Venezuela
Fotos: Eliane Loin
O Dia da Europa é celebrado todo dia 09 de maio, enaltecendo a paz e a unidade do grupo. Esse ano, Brasília recebeu novamente as festividades da Semana da Europa, que contou com mostras de cinema, exposições, bazares e outras atividades culturais. Para complementar, a delegação da União Europeia comemorou ainda com uma festa para 500 convidados, na quinta-feira (09), no Porto Vittória, no Setor de Clubes Sul.
O evento contou com a presença de vários embaixadores e representantes dos países que integram a União Europeia em Brasília, autoridades, jornalistas e convidados da sociedade civil e militar. A encarregada de Negócios da UE, Claudia Gintersdorfer, discursou durante a festa, frisando a paz entre o bloco e ressaltando temas relevantes, que são abordados pelo bloco.
Gintersdorfer ressaltou a participação da UE nas tentativas de negociação no conflito interno na Venezuela. “Nós estamos nos oferecendo para negociar uma saída pacífica para o conflito”, disse a encarregada de Negócios. A Venezuela enfrenta uma crise de disputa de poder entre o presidente bolivariano Nicolás Maduro e a oposição liderada por Juan Guaidó, que se autointitula presidente do país. Milhares de venezuelanos já deixaram o país em direção ao Brasil em função das dificuldades financeiras do país.
A encarregada de Negócios citou como mais uma conquista a construção do cabo submarino de fibra ótica que conectará o Brasil e a União Europeia com uma capacidade de 72 terabytes (TB) por segundo. O cabo facilitará as comunicações telefônicas e de imagens entre diferentes pontos do território brasileiro e o continente europeu.
O Brasil tem um cabo submarino que liga o território brasileiro à Europa, denominado Atlantis 2. Esse cabo, porém, tem uma capacidade de apenas 20 gigabytes, incapaz de atender ao desenvolvimento de transmissão de dados nos últimos anos, sobretudo com o avanço da tecnologia de vídeos e imagens.
Em decorrência da deficiência nas comunicações com a Europa, o Brasil hoje utiliza os cabos submarinos que ligam o território brasileiro aos Estados Unidos para transmitir dados (voz e imagem) internacionais. De lá, os dados são retransmitidos para outras partes do mundo, inclusive a Europa.
História – O Dia da Europa é comemorado no dia 09 de maio e marca a apresentação da Declaração de Schuman, em 1950, que propunha a criação de uma Comunidade do Carvão e do Aço Europeia, precursora da atual União Europeia. Criada após a Segunda Guerra Mundial com o intuito principal de chegar ao mercado único, a União Europeia (UE) chega a 2019 conquistando a paz entre as 28 nações que formam o bloco. “O objetivo máximo da União Europeia já foi atingido porque alcançamos a paz”, disse a encarregada de Negócios da EU.