No Dia da Diplomacia Sérvia, 29 de maio, o Primeiro Vice Primeiro Ministro e Ministro das Relações Exteriores, Ivica Dačić, concedeu ao tenista Novak Djoković uma condecoração pelo excepcional engajamento pessoal na contribuição e promoção dos interesses da República da Sérvia e de seu povo no mundo.
“Ele é um ídolo dos jovens, não apenas por causa de seus resultados esportivos, mas também por suas qualidades pessoais demonstradas fora do campo esportivo. É difícil encontrar um exemplo na história recente de um jovem que, com seus sucessos, uniu o povo em uma significativa experiência de felicidade e entusiasmo através de vitórias extraordinárias ou, novamente, tristeza e decepção, quando se trata das derrotas de sexta-feira”, discursou Ivica Dačić.
Segundo o Primeiro Vice Primeiro Ministro, através de emoções positivas e negativas, Novak Djoković despertou espírito adormecido dos sérvios e deu a eles força e inspirou todas as gerações. “Ao mundo enviou uma mensagem de uma nação esportiva forte, talentosa e de boas pessoas, que se orgulham de sua história e tradição”, disse.
Novak Djokovic está entre um dos maiores tenistas da história. O sérvio já conquistou 16 títulos de torneios Grand Slam, é segundo maior vencedor de ATPs Masters 1000 e o atleta que mais arrecadou em premiações em dinheiro com o tênis.