Esta data serve para lembrar a fraternidade entre Portugal e Brasil, através do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, também conhecido como “Estatuto de Igualdade”, assinado em 22 de abril de 2000.
A data é extremamente simbólica, pois era o ano que marcou os 500 anos da chegada dos primeiros portugueses em território nacional.
Brasil e Portugal, devido ao contexto histórico, possuem grandes semelhanças culturais. Muitas tradições que atualmente marcam o povo brasileiro, nasceram a partir da influência dos portugueses, durante o período da colonização.
Também na culinária com os pratos a base de bacalhau e mesmo a feijoada são de origem portuguesa.
Além do idioma, Brasil e Portugal são “nações irmãs” com diversas semelhanças, como a arquitetura, os traços étnicos, o folclore, a religião, o idioma, etc.
Após a independência, o Brasil acolheu diversos portugueses que vinham em busca de uma vida melhor e se tornaram comerciantes, profissionais liberais, agricultores, estreitando os laços entre ambos os países.
Origem da data
O Dia da Comunidade Luso-Brasileira foi criado a partir do projeto de lei do senador Vasconcelos Torres (1920-1982), através da Lei nº 5.270, de 22 de abril de 1967, que instituiu a data em todo o território nacional. Algumas comunidades portuguesas no Brasil, como a de São Paulo, celebram a efeméride.
O Dia 22 de abril também é conhecido como o Dia do Descobrimento do Brasil, quando o português Pedro Álvares Cabral chegou ao território que mais tarde seria o Brasil.