O Brasil saúda seus irmãos africanos por meio de Félix Tshisekedi (La Présidence RDC), presidente da República Democrática do Congo RDC e presidente de turno da União Africana, e Moussa Faki Mahamat , presidente da Comissão da UA.
Profundos laços históricos, culturais e linguísticos ligam Brasil e África. Mais da metade da população brasileira é de origem africana. Nossas raízes nos tornam, também, filhos da África.
Compartilhamos com o continente africano outra riqueza de valor imensurável: a língua portuguesa. Juntos, construímos a CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que tem 6 países africanos entre seus 9 membros. Há 25 anos a Comunidade difunde nosso idioma comum e envia ao mundo mensagem de diálogo e de cooperação.
Na pandemia, o Brasil e a África têm cooperado intensamente. Agradecemos a grande ajuda africana na repatriação de 2.738 brasileiros em 2020. E apoiamos diversos parceiros africanos na compra de insumos e equipamentos para enfrentar a pandemia.
O Brasil quer ser parceiro no desenvolvimento, ampliar comércio e investimentos e ajudar a construir o futuro da África. Também pretende participar na revolução agrícola do continente. Temos conhecimento, maquinário agrícola e estamos transferindo capacidades em programas de cooperação.
Hoje, Dia da África, o Brasil reafirma o compromisso com a cooperação técnica, em prol do desenvolvimento dos países africanos. Nossos projetos de cooperação se orientam nas prioridades definidas pelos parceiros africanos e são construídos de igual para igual, sem condicionalidades.