O dia 15 de julho passou a ter um significado diferente para os turcos desde de 2016. Foi nesse ano que militares turcos ligados à Organização Terrorista Fetullah (FETO) atacaram a Presidência e bombardearam o Parlamento turco com os deputados no interior, na tentativa de derrubar o governo turco. Porém, a população foi as ruas e protestaram contra o golpe.
Relembrando esse momento histórico para a Turquia, a exposição “15 de julho, Dia da Democracia e da Unidade Nacional”, foi aberta, nessa terça-feira (16) pelo Grupo Parlamentar da Amizade Brasil – Turquia, presidido pelo deputado federal Félix Mendonça Júnior e o embaixador da Turquia, Murat Yavuz Ateş.
Durante a abertura da exposição, que ficará montada no Espaço Mario Covas, no Anexo II da Câmara dos Deputados, o embaixador relembrou esse período difícil, mas de superação enfrentado pela população turca. “Há três anos, a democracia, a ordem constitucional e o governo democraticamente eleito da Turquia foram alvo de um atentado sem precedentes pela organização terrorista FETO e aqui podemos ver algumas fotos que foram tiradas durante e após esse terrível evento”.
O deputado Félix Mendonça enalteceu a força o povo turco, que enfrentou o FETO apenas das adversidades. “Graças ao povo turco, agindo em unidade, a hedionda tentativa de golpe foi frustrada e a democracia turca venceu a batalha naquela noite”.
História – A data de 15 de julho foi oficialmente designada como memória nacional da Turquia sob o nome de ” Dia da Democracia e da Unidade Nacional”. Em defesa do governo, as pessoas saíram às ruas e pararam os tanques e os veículos militares. Duzentos e cinquenta pessoas morreram e quase 2.200 ficaram feridas.