LAAD Defence & Security começou nesta terça-feira com a presença de representantes da região. Cooperação tecnológica será tema de seminário com executivos da Câmara Árabe nesta quarta.
Isaura Daniel | ANBA
São Paulo – Delegações de países árabes participam da LAAD Defence & Security, feira de defesa e segurança que começou nesta terça (02) e vai até sexta-feira (05) no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro. O mercado árabe será tema também de um workshop no evento nesta quarta-feira (06), conduzido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde). O foco será no uso das tecnologias do segmento em outras áreas.
A LAAD reúne fornecedores de produtos e tecnologias para defesa e segurança e setores correlatos, e tem 450 marcas em exposição nesta edição. São 37 mil visitantes inscritos e 442 autoridades de segurança pública esperadas. A organização convidou delegações de países que têm relações ou são mercados para a indústria do segmento, entre eles os árabes Egito, Mauritânia, Catar, Arábia Saudita e Jordânia.
De acordo com o diretor de projetos da Abimde, Paulo de Albuquerque Campos (foto acima), os países árabes sempre participam da feira, assim como o Brasil também se faz presente em mostras árabes do segmento, tais como a Bahrein International Defence Exhibition & Conference (Bidec), do Bahrein, a International Defence Exhibition and Conference (Idex), de Abu Dhabi, e a International Event for Homeland Security nad Civil Defence (Milipol), do Catar. A Bidec é uma das expositoras da LAAD.
“Os mercados árabes são estratégicos para nós”, afirma Albuquerque. O diretor conta que o setor tem histórico de relacionamento com os países árabes, e tanto produtos árabes são trabalhados no mercado brasileiro como os brasileiros nos países árabes. Na LAAD a participação árabe deve ir além das delegações convidadas, já que muitos países preferem participar por conta própria.
A Abimde tem interesse em explorar com os países árabes a dualidade dos produtos de defesa e segurança, que é o uso das tecnologias da área para outros segmentos. No workshop com a Câmara Árabe, Albuquerque será um dos palestrantes e falará sobre o tema. “O setor de defesa é polo de alta tecnologia e esse polo transborda seus produtos para a sociedade civil”, disse ele. O diretor cita aeronaves do setor que podem ter uso na atividade agrícola e drones voltado para a Marinha que têm possibilidade de utilização em inspeção de hidrelétricas.
Pela Câmara Árabe, estarão presentes no workshop “Países Árabes: panorama e oportunidade de parceria estratégica” o presidente Rubens Hannun, o secretário-geral Tamer Mansour e a gerente de relações governamentais Fernanda Baltazar. O tema abordado será a troca de conhecimento do Brasil com os países árabes na área de defesa e segurança para uso das tecnologias da área em outros setores. De acordo com Baltazar, o objetivo é contar o que já aconteceu nas relações neste sentido e o que ainda pode ser feito.
A LAAD é o principal ponto de encontro do setor no Brasil e, além de espaço para exposição de produtos e serviços, tem debates e palestras. A feira é restrita a militares, forças policiais, autoridades e profissionais dos setores de defesa e segurança. As delegações estrangeiras convidadas pela organização são compostas por representantes de ministérios de Defesa, forças armadas e forças de segurança dos países. A feira é organizada pela Clarion Eventos com apoio institucional do Ministério da Defesa, das Forças Armadas, do Ministério da Justiça e da estrutura brasileira de Segurança Pública. A Abimde é apoiadora da feira e expositora junto com empresas brasileiras.
Serviço:
LAAD Defence & Security
De 02 a 05 de abril de 2019
Das 10h às 18h – na sexta até às 17h
Riocentro – Av. Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ
Workshop “Países Árabes: panorama e oportunidade de parceria estratégica”
Quarta-feira, 03 de abril de 2019
Pavilhão da Abimde na LAAD Defence & Security
Das 16h às 18h